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Prova dia 11/06/2016, das 10h às 14h. Inscrição presencial até 09/06/2016.

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DE CURSO SUPERIOR

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Local da Prova

Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui). Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 - Santo Inácio | Sala do Processo seletivo - 119 - bloco A. Veja no mapa.

Inscrição presencial

Local: Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui).
Rua Sydnei Antonio Rangel Santos 245 - Santo Inácio
na CAA - Central de Atendimento Acadêmico
Até dia 09/08/2016

Inscrição via internet

Até dia 09/08/2016 FAÇA SUA INSCRIÇÃO

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Gratuita

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Até 24 horas após a realização da prova.

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Matrículas abertas.
Descontos: 6% em agosto de 2016

VESTIBULAR TRADICIONAL

Data e Horário

Dia 11/06/2016, das 10h às 14h. Portões fechados 15 minutos antes do início da prova.

Local da Prova

Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui). Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 - Santo Inácio | Sala do Processo seletivo - 119 - bloco A. Veja no mapa. O ensalamento será enviado por e-mail e SMS o mais próximo da data.

Inscrição presencial

Inscrição presencial até 09/06/2016.
Local: Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui). Rua Sydnei Antonio Rangel Santos 245 - Santo Inácio na CAA - Central de Atendimento Acadêmico

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Matrículas

16 a 17/06 e 20 a 24/06
Desconto de 20% durante esse período.

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Perguntas frequentes

O acesso pode ser feito pela BR – 277 ou pela Avenida Cândido Hartmann. Ou ainda pelas linhas de ônibus C. SIQUEIRA/STA. FELICIDADE (que sai do Terminal do Campina do Siqueira e do Terminal de Santa Felicidade) e BIGORRILHO (que sai da Praça Tiradentes).

Sim. A pessoa com necessidade especial (permanente ou eventual) terá um local próprio para realizar a prova, podendo pleitear BANCA ESPECIAL, se assim o desejar, indicando no ato da inscrição ou pelo e-mail: vestibular@utp.br.

A prova será composta de 6 disciplinas, sendo que 4 são disciplinas comuns e 2 vocacionais específicas para cada curso. As disciplinas comuns são: Redação, Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol); as disciplinas vocacionais específicas de cada curso estão apresentadas no Quadro Disciplinas Vocacionais do curso pretendido em 1ª opção.

As disciplinas de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, comporão a Prova de Múltipla Escolha, sendo que a prova do processo seletivo agendado terá 25 questões: 5 questões de Conhecimentos Gerais, 5 questões de Língua Portuguesa e 5 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e duas vocacionais. A prova do processo seletivo tradicional é composta por 40 questões, sendo 8 de Conhecimentos Gerais, 8 questões de Língua Portuguesa, 8 questões de Língua Estrangeira e 8 questões para cada disciplina vocacional.

Cada candidato realizará também uma redação que valerá 10 pontos, totalizando 35 pontos. A proposta de redação apresentará um tema de ordem social, científica, cultural ou política, para ser desenvolvido em forma de TEXTO EM PROSA DO TIPO DISSERTATIVO / ARGUMENTATIVO, indicado pelas instruções da folha de prova.

QUADRO DAS DISCIPLINAS VOCACIONAIS

CURSOS

DISCIPLINAS VOCACIONAIS

Administração

MA

HI

Agronomia

BI

QI

Arquitetura e Urbanismo

MA

FI

Biomedicina

BI

QI

Ciência da Computação

MA

FI

Ciências Contábeis

MA

HI

Design

MA

FI

Direito

GE

HI

Educação Física

BI

QI

Enfermagem

BI

QI

Engenharias

MA

FI

Fisioterapia

BI

QI

Fonoaudiologia

BI

QI

História

GE

HI

Medicina Veterinária

BI

QI

Nutrição

BI

QI

Odontologia

BI

QI

Pedagogia

GE

HI

Psicologia

BI

QI

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia

GE

HI

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores

MA

FI

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento e Sistemas

MA

FI

Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

BI

QI

Curso Superior de Tecnologia em Logística

MA

HI

Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

MA

HI

Legenda: MA (Matemática) – BI (Biologia) – HI (História) – QI (Química) – FI (Física) – GE (Geografia)

O candidato fará as provas das disciplinas que constam no comprovante de inscrição.

  • A prova terá duração de 02 (duas) horas.
  • Não será permitida a utilização de calculadoras ou quaisquer outros meios eletrônicos.
  • Os celulares devem ficar desligados e guardados.
  • O não atendimento desses itens desclassificará o candidato.
O candidato deverá comparecer ao local de exame munido do original da Cédula de Identidade ou outro documento oficial que contenha fotografia recente, comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.
7.1 DESISTÊNCIA/CANCELAMENTO: O candidato classificado nos Processos Seletivos e com matrícula efetivada na UTP, poderá requerer a devolução de 90% da importância paga no ato da matrícula, desde que formalizando, através de requerimento via protocolo, no prazo de sete dias úteis anteriores ao início do ano letivo (15/07/2016), ou seja, somente ocorrerá a devolução para as solicitações protocoladas até o dia 15/07/2016. Após o dia 15/07/2016 não haverá a devolução de valores de matrícula conforme prevê a Lei Estadual nº 17.485/2013.

a) 1 fotocópia autenticada do histórico escolar do ensino médio (2º grau ou equivalente), com certificado de conclusão no verso;
b) 1 fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; da cédula de identidade; do CPF e do certificado de reservista;
c) 1 fotocópia do comprovante de residência (atual);
d) 2 cópias do contrato de prestação de serviços educacionais (disponibilizados no ato da matrícula);
e) comprovante de pagamento referente à matrícula equivalente a mensalidade do mês de janeiro.
f) a foto do candidato será providenciada pela UTP no ato da matrícula.

OBSERVAÇÕES:

  • Em hipótese alguma, após a matrícula, os documentos apresentados serão devolvidos aos alunos;
  • Candidatos menores de 18 (dezoito) anos, devem obrigatoriamente apresentar-se para matrícula, acompanhados de seu responsável legal;
  • Candidato com o curso superior ou de ensino médio (Ensino Médio – nível técnico), portador de diploma devidamente registrado, fica dispensado de apresentar o histórico escolar, o qual deverá ser substituído por duas fotocópias autenticadas do diploma;
  • A equivalência de cursos (estudos realizados no estrangeiro), para ser suprida a prova de conclusão do ensino médio (Ensino Médio, regular ou supletivo), deverá ser declarada em data anterior à matrícula na Universidade Tuiuti do Paraná, referente ao Processo Seletivo, mediante decisão do Conselho Estadual de Educação competente;
  • O candidato que por algum motivo não puder comparecer para efetivar a sua matrícula poderá fazê-la por procuração com firma reconhecida em cartório, no período estipulado para matrícula do seu curso.

Não será admitida, em hipótese alguma, matrícula sem os comprovantes de conclusão do Ensino Médio (2º grau ou equivalente), aos candidatos classificados:

  • O candidato que não possua o certificado de conclusão do Ensino Médio (2º Grau ou equivalente) no dia de sua matrícula poderá efetivá-la, condicionada à apresentação de uma declaração de conclusão definitiva, além de termo de ciência que será assinado no ato da matrícula.

  • O candidato que porventura tenha cursado o Ensino Médio (2º Grau ou equivalente) no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência de curso emitido pelo órgão competente.
Sim, você pode prestar o vestibular como trainee, mas caso seja aprovado não poderá efetuar a matrícula, pois é necessário ter concluído o ensino médio.
Sim. Os alunos que tiverem feito ENEM a partir de 2010 e obtiveram média geral maior ou igual a 450 pontos e tenham obtido 450 pontos na redação, podem entrar sem fazer a prova do vestibular. Para utilizar essa nota do ENEM, você tem que fazer a sua inscrição para o Vestibular, marcar na ficha de inscrição “SIM” no campo “Você fez ENEM”. Em seguida o setor de Processo Seletivo da UTP consulta a sua nota no site do INEP. Se você passar pelos critérios de avaliação, a UTP entra em contato em até 48 horas chamando para fazer a matrícula na Central de Atendimento Acadêmico no Campus Barigui. A inscrição para o Vestibular com o ENEM é gratuita. Importante: você não faz a prova.
A UTP oferece excelentes alternativas de crédito estudantil para você, uma delas poderá atender e ajudá-lo a fazer o curso dos seus sonhos. Ambas as modalidades não têm juros e oferecem descontos de até 50% nas mensalidades. Elas são o CredIES UTP (Crédito Estudantil em Parceria com a Fundacred), e o PRAVALER (o Maior Programa de Crédito Universitário do Brasil). Para mais informações, clique aqui.

1º PASSO

Você deverá protocolar o pedido de transferência externa na Central de Atendimento Acadêmico – CAA ou em um de nossos protocolos, anexando ao pedido a seguinte documentação:

1. histórico escolar original constando autorização ou reconhecimento do curso, devidamente atualizado, da instituição de origem e da(e) outra(s) instituição(ões) de ensino que o interessado porventura tenha estudado;

2. conteúdo programático das disciplinas cursadas com aproveitamento da instituição de origem e da(e) outra(s) instituição(ões) de ensino que o interessado porventura tenha estudado;

3. documento onde conste o sistema de avaliação da instituição de origem e da(e) outra(s) instituição(ões) de ensino que o interessado porventura tenha estudado;

4. declaração de regularidade junto ao ENADE. Importante: As transferências são necessariamente vinculadas à área de conhecimento afim.

2º PASSO

Em caso de deferimento do pedido pela coordenação do curso, entraremos em contato para que você compareça na CAA e formalize a sua matrícula, de posse dos seguintes documentos:

1. fotocópia do histórico escolar do ensino médio com certificado de conclusão;

2. fotocópia (legível) de certidão de nascimento ou casamento;

3. fotocópias da cédula de identidade e CPF.


Atenção: Matrículas (primeira mensalidade) de Transferência Externa são isentas, até o dia 10/08.

- Vestibular

Você pode ingressar na UTP através do vestibular agendado ou tradicional, no meio ou no fim do ano, fique atento as datas. O vestibular de verão da UTP 2016 já está com as inscrições abertas. Veja mais.

- Transferência Externa

Se você é aluno de outra instituição de ensino superior e deseja transferir seu curso para a UTP, confira como proceder para solicitar a sua transferência. Clique aqui.

- Aproveitamento de Curso

Havendo vaga remanescente de processo seletivo para curso de graduação da UTP, será permitida matrícula aos portadores de diploma registrado de curso superior, sem necessidade de ingresso por Processo Seletivo. Clique aqui e saiba mais.

- Reabertura de Matrícula

Concluir o curso superior pode fazer muita diferença em sua carreira. Confira como você pode fazer para voltar a estudar na UTP. Veja mais.

- Disciplinas Eletivas

Você pode escolher a cada semestre, em qualquer curso da instituição, até duas disciplinas que considerar relevante, seja para agregar conhecimentos ao seu currículo, para melhorar o desempenho nas suas atividades acadêmicas ou para a realização pessoal ou profissional. Veja mais.