MESTRADO

Psicologia Forense

Also available in English

Apresentação do Curso

O Programa tem conceito 3 (três) atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O que é Psicologia Forense

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. A Psicologia Forense é a área de conhecimento da Psicologia que estuda os fenômenos que estão ligados às áreas do Direito, seja cível ou penal.

Porque fazer Mestrado  em Psicologia Forense

Os alunos irão aprender a desenvolver projetos de pesquisa em diversos campos da atuação da Psicologia Forense, irão aprender habilidades de docência no ensino superior e desenvolverão repertório de atuação profissional com competência e criatividade.

O que você vai aprender no Mestrado em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti?

As disciplinas oferecidas pelo Programa são agrupadas em três modalidades: módulo metodológico, módulo de conhecimento específico e módulo de disciplinas optativas. Além delas os alunos farão disciplinas para a formação de docentes.  O aluno terá que desenvolver sua dissertação, passando por um exame de qualificação e posterior defesa da mesma, com a elaboração de um artigo científico.

A infraestrutura da Universidade Tuiuti é excelente, com laboratórios e salas multimídias extremamente equipados, além de convênios com órgãos parceiros que facilitam a atuação dos alunos. Existem ainda, programas de internacionalização que possibilitam intercâmbios com universidades do exterior. A universidade oferece opções de financiamento do curso.

Não perca tempo e venha cursar o seu Mestrado ou Doutorado em Psicologia Forense na Universidade Tuiuti! Faça sua inscrição e participe do processo seletivo!

 

O PPG-PSI

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia – PPG-PSI, modalidade Mestrado, foi aprovado em 30/09/2010. O PPG está estruturado em uma área de concentração, Psicologia Forense, com três linhas de pesquisa. A CAPES autorizou o funcionamento do Mestrado em Psicologia da UTP por reconhecer o potencial inovador das pesquisas desenvolvidas nessa área de conhecimento. As linhas de pesquisas orientam os projetos e as disciplinas ofertadas pelo PPG. O corpo docente é composto por pesquisadores em Psicologia com formação em Psicologia Forense e direcionam estudos para atingir os objetivos de área.

Objetivos

Os objetivos gerais do PPG são:

  • Promover a qualificação de docentes do Ensino Superior no campo da Psicologia e áreas afins de forma inovadora, com habilidades e competências;
  • Formar pesquisadores capazes de realizar investigações científicas de forma autônoma, qualificada, ética e com excelência;
  • Produzir conhecimentos qualificados e difundi-los por meio de publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais de excelência, bem como através da participação em eventos científicos nacionais e internacionais;
  • Promover o aprimoramento de habilidades profissionais para a atuação no mercado de trabalho, que contribuam para o desenvolvimento econômico e social por meio de atividades que busquem reduzir as assimetrias em nossa sociedade.

 

Os objetivos específicos da área de concentração em Psicologia Forense são:

  • Produzir conhecimento jurídico e psicológico sobre os comportamentos humanos relacionados à legislação brasileira e internacional;
  • Descrever, explicar, predizer e intervir sobre o comportamento humano que tem lugar no contexto forense;
  • Criar ou adaptar instrumentos forenses que facilitem diagnósticos, encaminhamentos e intervenções para a população forense;
  • Desenvolver protocolos de avaliação e intervenção em clínica forense;
  • Proporcionar condições para o desenvolvimento de habilidades profissionais, direta ou indiretamente, ligadas ao sistema legal;
  • Contribuir para o aprimoramento das leis por meio de pesquisas que esclareçam os efeitos positivos e negativos da legislação.

 

Público-Alvo

O público alvo do PPG são psicólogos, advogados, assistentes sociais, pedagogos, e demais profissionais de áreas afins.

 

 

Áreas de Concentração

O Mestrado em Psicologia da UTP tem uma área de concentração: Psicologia Forense. Esta área está organizada em três linhas de pesquisa: Histórico e Fundamentos da Psicologia Forense, Avaliação e Clínica Forense e Violência e Sociedade.

Inserção Social

Uma das fortes características do Mestrado em Psicologia da UTP é sua integração com a sociedade. Os docentes são considerados referência por gestores de diversos órgãos públicos e de classe para capacitação de profissionais, prestação de serviços e desenvolvimento de diversas ações junto a instituições e comunidades. Os projetos e ações desenvolvidos têm sido conduzidos a partir do conhecimento gerado no programa.

O PPG em Psicologia desenvolve vários tipos de ação que visam: a) ampliar as relações acadêmicas e científicas com instituições públicas e privadas (ONGs, prefeituras, Secretarias de Estados, escolas municipais e/ou estaduais, Policia Militar e Civil, DEPEN, varas de família, entre outros); b) favorecer a formação de recursos humanos por meio de cursos, palestras e programas de intervenção; c) oferecer consultoria e/ou assessoria em conselhos e/ou comitês; d) divulgar as pesquisas do PPG em eventos científicos nacionais e internacionais; e) oferecer atendimentos especializados por meio de projetos e do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Forense (NUFOR-UTP).

Investimento

  • Mestrado:
    Inscrição: ISENTO
    Mensalidades: 30 x R$ 1.879,00 *

    *O valor das mensalidades poderão ser reajustados anualmente.

    Semanal: Segundas e Terças-feiras

    Descontos e financiamento consulte o regulamento.

Plataforma Sucupira

Acesse aqui  a Plataforma Sucupira

Coordenação

  • Endereço:

    Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados

    Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar

    Rua: Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 – Santo Inácio – Curitiba – PR CEP. 82010-330

    (41) 3331-7644/3331-7706 – mestrado@utp.br

    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

RECOMENDE ESSE CURSO:
Fechar [X]