PROGRAMA DE MESTRADO

Psicologia

Also available in English

Estrutura Curricular

O PPG tem duas áreas de Concentração:
Psicologia Forense e Psicologia Social e Saúde.

A organização curricular PPG contempla um total de 69 créditos assim distribuídos: 26 créditos em disciplinas obrigatórias, sendo 17 créditos comuns às duas áreas e nove créditos em disciplinas específicas de sua área de concentração, além de nove créditos em disciplinas optativas e 34 créditos pela defesa da Dissertação.

Disciplinas obrigatórias: 26 créditos
Disciplinas obrigatórias comuns às duas áreas (17 créditos): No primeiro ano do curso os alunos deverão cursar Metodologia de Ensino Superior (60hs/4c); Metodologia de Pesquisa em Psicologia (45hs/3c); Estágio de docência (45hs/3c) e, no segundo ano, Orientação de Dissertação I (30hs/2c); Orientação de Dissertação II (30hs/2c); Elaboração de artigo científico (45hs/3c).

Disciplinas obrigatórias por área de concentração:9 créditos

Área de concentração em Psicologia Forense
Disciplinas: Psicologia Forense: Histórico e áreas de atuação (45hs/3c); Fundamentos do Direito (45hs/3c); Análise de dados A (45hs/3c).

Área de Concentração em Psicologia Social e Saúde
Disciplinas: Fundamentos Teóricos da Psicologia Social(45hs/3c); Promoção de Saúde e Vulnerabilidades (45hs/3c); Análise de dados B (45hs/3c).
Além das disciplinas obrigatórias os alunos deverão fazer nove créditos em disciplinas optativas dentre as ofertadas:

Psicologia Forense: Psicologia do Desenvolvimento (45hs/3c), Psicologia do Crime (45hs/3c), Abuso sexual (45hs/3c), Situações Familiares e Proteção às Crianças e aos Adolescentes (45hs/3c) e Intervenção em Psicologia Forense (45hs/3c).

Psicologia Social e Saúde: Seminário de Pesquisa (45hs/3c), Políticas Públicas de Saúde (45hs/3c), Práticas para o Envelhecimento Ativo (45hs/3c), Processos de Produção de Subjetividades (45hs/3c) e Formação e Atuação em Psicologia Social e Saúde (45hs/3c).

Exame de qualificação: Ao final da conclusão dos créditos o aluno deverá apresentar-se para o exame de qualificação, com banca composta por três docentes, em que um deles deverá ser necessariamente externo ao programa. Este exame deverá ocorrer após 18 meses de inicio do curso.

Defesa da dissertação: Após a aprovação no exame de qualificação o aluno fará as devidas reformulações e complementações propostas pela banca. A defesa poderá ocorrer após três meses do exame de qualificação. Após 24 meses do início do curso o aluno apresentará a dissertação (34 créditos) para a mesma banca do exame de qualificação, se possível, ou outra composta de forma similar. A banca decidirá pela aprovação ou reprovação do aluno, aceitando modificações apenas de correções de ortografia ou pequenas omissões de informações. Serão aceitas prorrogações de, no máximo seis meses, em casos de excepcionalidade, avaliados pelo colegiado de curso.

Fechar [X]