Programas de Mestrado e Doutorado

Educação

Also available in English

Apresentação do Curso

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGEdu/UTP), tem conceito 5 (cinco) atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, teve seu Mestrado recomendado e credenciado pela CAPES conforme parecer Nº CAA/CTC/11, 9 de abril de 1999 e seu Doutorado, homologado pelo CNE/ Portaria MEC 1045, em 18/08/2010. O PPGED assim denominado forma pesquisadores e profissionais da educação, bem como desenvolve estudos e pesquisas na área, em âmbito nacional e internacional.

O Programa está estruturado em duas Linhas de Pesquisa – consolidadas em dois campos temáticos: Políticas Públicas e Gestão da Educação e, Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. Essas duas LPs se completam e se fortalecem no debate acadêmico interno do Programa, comportam projetos, disciplinas e seminários temáticos. A pesquisa científica subsidia e dá especificidade às linhas, que por sua vez se articulam em grupos conforme as temáticas de investigação. Nas LPs são aprofundadas categorias metodológicas e definidas as orientações dos alunos, a organização dos seminários de dissertação e os estudos avançados em educação.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Educação possui os cursos de Mestrado e Doutorado. Está estruturado em duas linhas de pesquisa. Linha de Práticas Pedagógicas: Elementos articuladores e Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação.
É composto por grupos e núcleos de pesquisa. Possui como objetivos:

  •  Desenvolver pesquisa a partir de projetos com relevância acadêmica e social, vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa.
  •  Produzir conhecimento em Educação nos campos temáticos delimitados pelas Linhas de Pesquisa em consonância com as demandas sociais.
  •  Formar professores-pesquisadores que atendam às necessidades educacionais, através do aprofundamento de estudos e desenvolvimento de pesquisas que concorram para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.
  •  Formar educadores com capacidade investigativa crítica frente às questões sociais, promovendo a autonomia e a excelência intelectual, concorrendo para o avanço do conhecimento e da prática pedagógica.

Público-Alvo

Graduados e Mestres na área de Educação, das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas afins, interessados na pesquisa em educação.

Áreas de Concentração

A área de concentração é a Educação. O PPGED está articulado nas duas Linhas de Pesquisa: Políticas públicas e gestão da educação; e Práticas pedagógicas: elementos articuladores.

Inserção Social

A inserção social do PPGED está direcionada para as atividades desenvolvidas com instituições de ensino Superior e da Educação Básica, da rede estadual e redes municipais de ensino do Paraná e de outros estados do Brasil, articulando-se em âmbito estadual, nacional e internacional com instituições de ensino, de pesquisa e de organizações profissionais, entre outras. Assim, registra-se número expressivo de mestrandos vinculados à Educação Básica; os egressos buscam apoio pedagógico, assessorias para a gestão de políticas públicas; realização de palestras, conferências e assessorias com temáticas relacionadas aos projetos de investigação em educação; realização de cursos de especialização – pós-graduação lato sensu; projetos de extensão e pesquisa tendo como participantes professores da Educação Básica, graduandos, mestrandos e doutorandos do PPGED como: Museu Escola, projetos de extensão; projetos de pesquisas financiados pela CAPES/Observatório da Educação; participação em fóruns de educação e reuniões preparatórias de eventos nacionais e internacionais como as da Associação de Pós – Graduação em Educação, Anped, Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, Anfope, Anpae da Sociedade Brasileira de História da Educação, SBHE, de História Sociedade e Educação no Brasil, Histedbr, Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Colubhe, Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Education, Afirse, Portugal, Congresso Ibero Americano de História da Educação, Chiela; participação em redes virtuais de cooperação para produção e divulgação de conhecimento; participação em Conselhos de Educação e parcerias com instituições governamentais e da sociedade organizada.

Investimento

  • Mestrado:
    Inscrição: ISENTO
    Mensalidades: 30 x R$ 1.879,00*

    Semanal: Quintas e sextas-feiras

    Doutorado:
    Inscrição: ISENTO
    Mensalidades: 48 x R$ 2.024,00*

    *O valor das mensalidades poderão ser reajustados anualmente.

    Semanal: Quintas e sextas-feiras

    Descontos e financiamentos consulte o regulamento.

Plataforma Sucupira

Plataforma Sucupira – Saiba mais 

 

Coordenação

  • Endereço:

    Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados

    Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar

    Rua: Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 – Santo Inácio – Curitiba – PR CEP. 82010-330

    (41) 3331-7644/3331-7706 – mestrado@utp.br

    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

RECOMENDE ESSE CURSO:
Fechar [X]