Programas de Mestrado e Doutorado

Distúrbios da Comunicação

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Estrutura Curricular

O Programa organiza sua estrutura curricular por meio de Disciplinas do Núcleo Básico que dão alicerce à formação dos discentes e de disciplinas vinculadas às Linha de Pesquisas –LP. Estas últimas são organizadas em disciplinas obrigatórias e eletivas referentes às suas temáticas e visam subsidiar os projetos de pesquisa em desenvolvimento, razão pela qual pode ocorrer a exclusão de disciplinas já ofertadas e a inclusão de novas de um ano para o outro, evidenciando o dinamismo característico da produção do conhecimento.

Outro componente curricular são as atividades práticas desenvolvidas semanalmente pelos discentes. O objetivo dessas atividades é articular as discussões teóricas com as intervenções práticas, que subsidiam as pesquisas.

O total de créditos a serem cumpridos pelos discentes do Mestrado é de 69 créditos e de 119 para o Doutorado, assim distribuídos:

- Mestrado: 12 créditos em disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico; 15 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas por linha de pesquisa; 7 créditos em atividades programadas e 35 créditos de dissertação.

- Doutorado: 34 créditos em disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico; 36 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas por linha de pesquisa; 14 créditos em atividades programadas e 35 créditos de Tese.

Nas Atividades Programadas é obrigatória a participação dos discentes em eventos científicos, estágio de docência na graduação, participação em bancas, participação em atividades de extensão e publicações. O aluno deverá ser aprovado em exame de qualificação perante uma Banca Examinadora.

Como parte de tais atividades, o aluno do Mestrado deverá, além da publicação de sua dissertação, publicar pelo menos mais um artigo em estrato B1 ou superior. O aluno de Doutorado, além da publicação de sua tese em artigo, deve publicar pelo menos mais dois artigos em estrato B1 ou superior.

Os alunos do Programa possuem prazo para a conclusão de seus trabalhos de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado.


Exame de Proficiência

O aluno deverá demonstrar conhecimento em uma segunda língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), diferente daquela para o ingresso do mestrado, através de um exame de proficiência que realizará durante o curso. Poderá ser aceito um certificado da proficiência em língua estrangeira obtido em instituição reconhecida. A comissão de avaliação emitirá seu parecer quanto à aceitação

A seguir está a descrição da Estruturada Curricular, envolvendo as disciplinas do Mestrado (M) e Doutorado (D).

Os alunos deverão cursar para o Mestrado:

- 13 créditos em Disciplinas do Núcleo Básico

- 15 créditos em Disciplinas Obrigatórias e Eletivas por linha de Pesquisa

- 07 créditos de Atividade Programada

- 34 créditos de Dissertação

Total: 69 créditos

 

Os alunos deverão cursar para o Doutorado:

- 19 créditos em Disciplinas do Núcleo Básico

- 23 créditos em Disciplinas Obrigatórias e Eletivas por linha de Pesquisa

- 10 créditos de Atividade Programada

- 67 créditos de Tese

Total: 119 créditos

Disciplinas do Núcleo Básico Obrigatórias

 

 

 

Disciplinas

CH

CR

 

Programa

 

 

Metodologia de Pesquisa

60

04

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Didática

45

03

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Políticas Públicas e Programas de Saúde

45

03

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Ética

45

03

 

Mestrado e Doutorado

 

 

Atuação baseada em evidências científicas

 

45

03

 

Doutorado

 

 

Metodologia de Pesquisa Avançada

45

03

 

Doutorado

 

 

Total

195

13

 

MESTRADO

 

 

Total

285

19

 

DOUTORADO

               

 

Disciplinas do Núcleo Básico

 

 

 

Disciplinas

CH

CR

 

Programa

 

 

Atividades Programadas

105

7

 

Mestrado

 

 

Atividades Programadas

150

10

 

Doutorado

               

 

Disciplinas do Núcleo Básico

 

 

 

Disciplinas

CH

CR

 

Programa

 

 

Dissertação

-

34

 

Mestrado

 

 

Tese

-

67

 

Doutorado

               

Disciplinas Obrigatórias e Eletivas por Linha de Pesquisa

Diagnóstico e Tratamento em Audição e Equilíbrio

Disciplinas

CH

CR

Avaliação Audiológica nos Diferentes Ciclos de Vida (M/D)

45

03

Avaliação e Reabilitação do Sistema Vestibular (M/D)

30

02

Percepção Auditiva e Neuroplasticidade (M/D)

30

02

Anatomofisiologiada Audição e do Equilíbrio (M/D)

30

02

Reabilitação Auditiva: Dispositivos Eletrônicos e Audiologia Educacional (M/D)

30

02

Temas Atuais em Neuroaudiologia (Obrigatória – M/D)

120

08

Tópicos Avançados em Neuroaudiologia (Obrigatória – D)

60

04

Total

345

23

Promoção, Diagnóstico e tratamento da deglutição, voz, motricidade e dor orofacial

Disciplinas

CH

CR

Avaliação e Diagnostico em Deglutição, Voz e Motricidade Orofacial  (M/D)

45

03

Atuação em Voz, Motricidade Orofacial e Disfagia em Diferentes Ciclos de Vida (M/D)

45

03

Motricidade Orofacial (M/D)

30

02

Introdução a Dor Orofacial e DTM (M/D)

45

03

Temas Atuais em Voz, Deglutição, Dor e Motricidade Orofacial (Obrigatória – M/D)

120

08

Tópicos Avançados em Voz, Deglutição, Dor e Motricidade Orofacial (Obrigatória – D)

60

04

Total

345

23

 

fonoaudiologia e os processos de linguagem

Disciplinas

CH

CR

Teorias de Linguagem (M/D)

45

03

Leitura Orientada (M/D)

60

04

Teorias da Linguagem Avançada (M/D)

60

04

Temas Atuais em Linguagem (Obrigatória M/D)

120

08

Tópicos Avançados em Linguagem (Obrigatória – D)

60

04

Total

   345

23

 

Promoção da Saúde auditiva nos diferentes ciclos de vida

Disciplinas

CH

CR

Estudos Epidemiológicos em Audição (M/D)

45

03

Promoção e Prevenção na Saúde nos Diferentes Ciclos de Vida (M/D)

45

03

Atuação em Saúde Auditiva do Escolar (M/D)

30

02

Vigilância em Saúde do Trabalhador Exposto a Agentes Otoagressivos (M/D)

45

03

Temas Atuais em Ambiente, Saúde e Sociedade (Obrigatória M/D)

120

08

Tópicos Avançados em Ambiente, Saúde e Sociedade

(Obrigatória – D)

60

04

Total

345

23

2.1 Disciplinas do núcleo básico:

Metodologia de Pesquisa (M/D);
Metodologia de Pesquisa Avançada (D);
Morfofisiopatologia Aplicada à Audição (M/D);
Didática (M/D);
Ética em Pesquisa (M/D);
Estágio Docente na Graduação (M/D);
Seminário de Dissertação e Tese (D);
Estágio em Banca Examinadora de TCC (D);
Políticas Públicas e Programas de Saúde (M/D);
Atuação Baseada em Evidência Científica (D).

2.2 Disciplinas obrigatórias e eletivas por Linha de Pesquisa:

LP: Diagnóstico e Tratamento em Audição e Equilíbrio:

Disciplinas Obrigatórias: 1. Avaliação Audiológica em Adultos e Crianças (M/D); 2. Temas Atuais em Neuroaudiologia (M/D); 3. Tópicos Avançados em Neuroaudiologia (D).

Disciplinas Eletivas: 1. Prótese Auditiva e Audiologia Reabilitativa (M/D); 2. Avaliação e Reabilitação do Sistema Vestibular (M/D); 3. Potenciais Evocados Auditivos (M/D); 4. Plasticidade Neuronal (M/D); 5. Genética Aplicada aos Distúrbios da Audição e Equilíbrio (M/D); 6. Processamento Auditivo (M/D); 7. Implante Coclear (M/D).

LP: Promoção da Linguagem nos Contextos da Saúde e da Educação:

Disciplinas Obrigatórias: 1. Teorias de Linguagem e Fonoaudiologia (M/D); 2. Temas Atuais em Linguagem (M/D); 3. Tópicos Avançados em Linguagem (D);

Disciplinas Eletivas: 1. Processos de Linguagem Oral: Abordagens Voltadas à Promoção, Avaliação e Terapia (M/D); 2. Processos de Linguagem Escrita: Abordagens Voltadas à Promoção, Avaliação e Terapia (M/D); 3. Linguagem e Surdez (M/D); 4. Leitura Orientada no Campo da Linguagem (M/D); 5. Tópicos Avançados Teorias da Linguagem e Fonoaudiologia (D); 6. Linguagem e Envelhecimento (M/D).

LP: Promoção da Saúde Auditiva nos Diferentes Ciclos de Vida:

Disciplinas Obrigatórias: 1. Epidemiologia (M/D); 2. Temas Atuais em Ambiente, Saúde e Sociedade (M/D); 3. Tópicos Avançados em Ambiente, Saúde e Sociedade (D).

Disciplinas Eletivas: 1. Promoção da Saúde nos Diferentes Ciclos de Vida I (M/D); 2. Promoção da Saúde nos Diferentes Ciclos de Vida II (M/D); 3. Estruturação e Implantação de Programas de Saúde em Diferentes Equipamentos e Estabelecimentos (M/D); 4. Integralidade em Fonoaudiologia: Educação e Saúde (M/D); 5. Estruturação e Implantação de Programas de Saúde para Idosos (D); 6. Estruturação e Implantação de Programas de Saúde em Educação (D); 7. Riscos Ambientais e Ocupacionais para a Audição e Voz (M/D); 8. Perspectivas e Desafios na Relação entre Ambiente, Saúde e Sociedade (M/D).

LP: Promoção, Diagnóstico e Tratamento da Deglutição, Voz e Motricidade Orofacial:

Disciplinas Obrigatórias: 1. Temas Atuais em Voz, Deglutição e Motricidade Orofacial (M/D); 2. Tópicos Avançados em Voz Deglutição, Dor e Motricidade Orofacial (D)

 Disciplinas Eletivas: 1. Avaliação e Diagnóstico em Deglutição, Voz e Motricidade Orofacial; 2. Atuação em Voz, Motricidade Orofacial e Disfagia em Diferentes Ciclos de Vida e Introdução a Dor Orofacial e DTM

 * As Disciplinas: Temas Atuais (em Neuroaudiologia; em Linguagem; em Ambiente, Saúde e Sociedade; em Voz, Deglutição e Motricidade Orofacial)  e Tópicos Avançados (em Neuroaudiologia; em Linguagem; em Ambiente, Saúde e Sociedade; em Voz, Deglutição e Motricidade Orofacial) incluem a participação obrigatória do discente nos Laboratórios de Pesquisa com seu orientador para o desenvolvimento de pesquisas.

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