Programas de Mestrado e Doutorado

Comunicação e Linguagens

Apresentação do Curso

Also available in English

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP), conceito 5 atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), compreende os níveis de Mestrado (criado em 2000) e Doutorado (2010), articulados em uma única Área de Concentração – Processos Comunicacionais – e em duas Linhas de Pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual e Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais.

Tem como missão congregar interessados em desenvolver pesquisas e realizar formação continuada de nível superior no domínio dos fenômenos da comunicabilidade da informação em suas dimensões cognitivas e afetivas.

Objetivos

Objetivos Gerais

a) Formar docentes e pesquisadores aptos a desenvolver diferentes modalidades de pesquisas científicas em Comunicação, em estreito vínculo com o domínio de estudos das linguagens como formas de expressão e inscrição, ao mesmo tempo, dos processos interacionais.

b) Contribuir para a formação de pesquisadores e criação de núcleos de investigação científica voltados a problemas da comunicação e das linguagens, mediante o aprofundamento de estudos relacionados às suas linhas de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais e Estudos de Cinema e Audiovisual.

 

Objetivos Específicos

a) Atender, com o intuito de cumprir sua missão de capilarização de conhecimentos, valores e práticas, à demanda de formação de docentes e pesquisadores, sobretudo nas universidades da capital e do interior do Paraná e no Estado de Santa Catarina, desenvolvendo o potencial de pesquisa na região;

b) Adotar mecanismos acurados de discussão, acompanhamento e avaliação dos projetos científicos visando à sua articulação com as linhas de pesquisa.

c) Assegurar o equilíbrio da estrutura curricular por meio de ofertas flexíveis de disciplinas e atividades que atendam tanto às especificidades de cada linha quanto à sua interlocução no eixo temático da comunicação e das linguagens.

d) Formar pesquisadores e profissionais qualificados para os estudos de comunicação comprometidos com processos e práticas de pesquisa, ensino e extensão na articulação das instâncias de graduação e pós-graduação;

e) Promover o desenvolvimento da pós-graduação e da produção científica nas modalidades mestrado e doutorado acadêmicos por meio da realização de intercâmbios Interinstitucionais, projetos conjuntos com grupos de pesquisa nacionais e internacionais, divulgação dos resultados das pesquisas em livros, periódicos científicos e encontros acadêmicos, acompanhamento de egressos, etc.

Público-Alvo

Egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação, Linguagens, áreas afins e demais interessados nas disciplinas ofertadas.

Áreas de Concentração

A área de concentração do Programa, Processos Comunicacionais, concebe a Comunicação em sua dimensão interacional e aspecto dinâmico, abrigando tanto produtos (objetos específicos) quanto práticas socioculturais. Compreende, portanto, ações simbólicas compartilhadas socialmente, o que a inscreve no campo específico da Comunicação e na Área de Comunicação e Informação.

Inserção Social

O PPGCom/UTP compreende a inserção social primeiramente como a expressão da materialidade de processos formativos e intervenientes direcionados à produção, fermentação e transferência de conhecimento, tanto para as instâncias de formação da Educação Básica quanto no aprimoramento docente do ensino superior nas vertentes pública e particular, formas elementares de intervenção social. O compromisso com a qualificação da educação brasileira e respectiva contribuição aos sistemas de ensino regional e nacional, pressuposto consensual da inserção social nas discussões conceituais do Documento de Área, também se expressa na capacitação discente para a inserção na docência por meio de concurso público ou seleção simples. Os impactos sociais do PPGCom expressos pelos resultados discentes são alegóricos da maturidade do programa em seus pressupostos formativos.

Docentes e discentes do Programa têm participado dos principais eventos científicos nacionais e internacionais da área da Comunicação, apresentando pesquisas em diversos encontros, congressos e simpósios da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema Audiovisual (Socine), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Rede Alcar), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), da Associación Iberoamericana de Comunicación (Ibercom).

O PPGCom/UTP está consolidado nas áreas de Comunicação e Linguagens, oferecendo referenciais teóricos e metodológicos a diversas áreas relacionadas e interativas. Professores de setores privados ou públicos têm procurado os cursos ofertados, em modalidade completa ou como disciplinas isoladas para preparação de futuro mestrado ou doutorado.

Um ponto positivo que tem sido intensificado nas últimas seleções ao Mestrado e Doutorado é a presença de profissionais de outras áreas que buscam complementação ou intensificação e profundidade de pesquisa em Comunicação e Linguagens.

Atualmente o PPGCom conta com alunos pertencentes a áreas de Arte, Arquitetura e Urbanismo, Produção Cultural, Direito, Gestão imobiliária, Gestão Empresarial, Assessorias Estaduais e EAD, além da procura mais tradicional das áreas de Publicidade, Jornalismo Cultural, Cinema e Audiovisual.

Investimento

  • Mestrado:
    Inscrição: ISENTO
    Mensalidades: 30 x R$ 1.999,75*
    Doutorado:
    Inscrição: ISENTO
    Mensalidades: 48 x R$ 2.153,65*
    * Valores com descontos de pontualidade para pagamento até 08 de cada mês. Os mesmos poderão ser reajustados anualmente.

    Descontos e financiamento consulte os regulamentos.

    O Programa de Pós-Graduação é presencial com possibilidade de atividades remotas, realizadas de forma síncrona. Para mais informações, consulte a secretaria do Programa de Pós-Graduação.

Plataforma Sucupira

Plataforma Sucupira – Saiba Mais

Coordenação

  • Endereço:

    Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados

    Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE – 1º andar

    Rua: Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 – Santo Inácio – Curitiba – PR CEP. 82010-330

    (41) 3331-7644/3331-7706 – [email protected]

    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

SECRETARIA DOS PROGRAMAS STRICTO SENSU:
RECOMENDE ESSE CURSO:
Fechar [X]