DISSERTAÇÕES DEFINIDAS 2018 Formação para a cidadania na educação básica brasileira João Ricardo Jurgensen Hellinger Fausto dos Santos Amaral Filho O trabalho docente no espaço-tempo da hora-atividade nas escolas públicas estaduais do município de Almirante Tamandaré Virginia do Carmo Pabst Scholochuski Iêda Viana As práticas pedagógicas nas escolas de tempo integral do município de Curitiba (1988-2017) Daniele de Fátima Santos Mormito Iêda Viana Inovações educacionais presentes no PNAIC Manoela Soares Cichocki Joe Garcia Gestão democrática da educação: o pedagogo nas escolas municipais da Lapa – PR (2014-2017) Edicléa Veiga Rita de Cássia Gonçalves Políticas de formação continuada de professores da rede estadual de ensino do estado do Paraná (1996-2017): entre a certificação e os desafios político-pedagógicos Marcia Adriane Falat Tortato Maria de Fatima Rodrigues Pereira A migração contemporânea dos haitianos para o Brasil e o sentido da educação através do ensino da língua portuguesa: limites, desafios e possibilidades Dione do Rocio Poncheck Fausto dos Santos Amaral Filho Prática pedagógica de alfabetizadores do 1º ano: interrogações sobre a formação continuada Cristina Dallastra Soares Maria Iolanda Fontana A formação e prática pedagógica do professor de educação física e sua contribuição para o processo de alfabetização e letramento Raquel de Fátima Boza dos Santos Malcheski Maria Cristina Borges da Silva Processos e percursos de aprendizagens: o protagonismo das crianças do ensino fundamental I por meio da Tic Marcia Regina Rezende Zanocini Maria Cristina Borges da Silva Repercussões do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) na formação e prática pedagógicada educação matemática no ciclo de alfabetização Vanda Maria de Sousa Maria Iolanda Fontana Vivendo as margens: a escola, a comunidade, a educação e o processo de segregação socioespacial na regional da cidade industrial de Curitiba Angélica Rotava Maria Cristina Borges da Silva O gerencialismo na educação e as orientações do banco mundial: um olhar para as políticas educacionais implementadas no Paraná de 2011 a 2016 Neuzita de Paula Soares Josélia Schwanka Salomé