Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado e autorizado pela CONEP em 2016. É composto por docentes de diversas áreas da Universidade e representantes da Sociedade Civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

O objetivo é avaliar, do ponto de vista ético, projetos de pesquisas desenvolvidos com seres humanos, de forma a defender os interesses dos seus participantes, em sua integridade e dignidade. Esta atividade contribui para o desenvolvimento de pesquisas, respeitando os princípios éticos preconizados pela Resolução CNS 196/96 e suas complementares.

Além disso o CEP Tuiuti promove ações de educação continuada para a comunidade interna, dirigidos à comunidade acadêmica e docentes dos cursos de graduação e pós graduação lato e stricto sensu.

Coordenador e Membros do CEP

 Coordenação Maria Cristina Antunes Membros efetivos Ana Paula Berberian Vieira da Silva Joe de Assis Garcia José Stechmann Neto José Soares Coutinho Filho Maria Cristina Paganini Maria da Graça Saldanha Padilha Maria Regina Franke Serratto Pedro Leão Da Costa Neto Evilásio Francisco Pinheiro  (representante usuários) Membros Suplentes Rita de Cássia Tonocchi Sérgio Said Staut Junior Sidnei Rinaldo Priollo Filho João Carlos Santana (representante usuários)

Calendário de Reuniões e Prazos 2019

Mês

Data Reunião

Data limite para envio do Projeto

 
Fevereiro 20/02/2019 05/02/2019
Março 20/03/2019 05/03/2019
Abril 17/04/2019 02/04/2019
Maio 15/05/2019 30/04/2019
Junho 19/06/2019 04/06/2019
Julho 31/07/2019 16/07/2019
Agosto 21/08/2019 06/08/2019
Setembro 18/09/2019 03/09/2019
Outubro 16/10/2019 01/10/2019
Novembro 20/11/2019 05/11/2019
Dezembro 11/12/2019 27/11/2019

Calendário: Reuniões CEP/UTP OBS: A data limite para a submissão de projetos na Plataforma Brasil está indicada no calendário de reuniões. Os projetos submetidos até a data indicada para a reunião serão avaliados de acordo com o limite da agenda da reunião pela ordem de submissão. Ressalta-se que os projetos submetidos após a data limite indicada no calendário NÃO SER­­­ÃO encaixados na reunião, mas serão avaliados na reunião subsequente.

Local e Horário de atendimento

Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui) Cep: 82.010-330 Curitiba – PR Telefone: (041) 33317668 Horário: das 13h30 às 17h30 Sala: 04 (térreo) Bloco PROPPE

Regimento Interno

REGULAMENTO

Submissão de projetos

Passos a serem seguidos para a submissão de um projeto

  1. Cadastrar pesquisador principal e colaboradores: clique aqui 
  2.  Todo processo deve necessariamente ser encaminhado por meio da Plataforma Brasil – clique aqui 
  3. Dúvidas na submissão de projetos de pesquisa? Leia o Manual (Submissão de Projeto de Pesquisa.pdf)
  4. Caso tenha dificuldades consulte os manuais da Plataforma Brasil – clique aqui
  5. Para saber quais são as Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre o sistema consulte – clique aqui 
  6. Veja as pendências mais comuns em protocolos de pesquisa clínica – clique aqui
  7. Veja as resoluções  e normativas publicadas pelo CONEP – clique aqui
  8. Ao terminar de submeter seu projeto a Plataforma Brasil gerará automaticamente um protocolo de submissão.

 

Modelos de Documentos
  1. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE
  2. Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (somente para pesquisa com menores de idade)
  3. Declaração de Infra-Estrutura
  4. Declaração Sobre Registro de Materiais, Equipamentos, Medicamentos e Similares (apenas para pesquisas clínicas)
  5. Termo de Doação de Dentes (apenas para Banco de dentes da UTP)
  6. Modelo de relatório semestral
  7. Currículo lattes do Pesquisador Responsável (orientador, professor, graduado) em formato doc ou pdf ou endereço eletrônico na Plataforma Lattes (LINK). Ressaltando que o aluno de graduação não pode ser pesquisador principal.
Projeto de Pesquisa

Para submeter seu projeto ao CEP UTP, utilize normas da APA ou ABNT.  O projeto deve conter os seguintes tópicos: TÍTULO RESUMO PALAVRAS CHAVE 1.INTRODUÇÃO
E HIPÓTESE 2.OBJETIVOS
PRIMÁRIO E SECUDÁRIOS 3. MÉTODO 3.1. Desenho do estudo 3.2. Participantes 3.3. Instrumentos 3.4. Procedimentos 3.5. Riscos e benefícios 3.6.Análise de dados 3.7. Desfecho primário e secundário

  1. CRONOGRAMA
  2. ORÇAMENTO
  3. BIBLIOGRAFIA
  4. ANEXOS
(Inclua aqui os modelos instrumentos de coletas de dados)
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