Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado e autorizado pela CONEP em 2016. É composto por docentes de diversas áreas da Universidade e representantes da Sociedade Civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

O objetivo é avaliar, do ponto de vista ético, projetos de pesquisas desenvolvidos com seres humanos, de forma a defender os interesses dos seus participantes, em sua integridade e dignidade. Esta atividade contribui para o desenvolvimento de pesquisas, respeitando os princípios éticos preconizados pela Resolução CNS 196/96 e suas complementares.

Além disso o CEP UTP promove ações de educação continuada para a comunidade interna, dirigidos à comunidade acadêmica e docentes dos cursos de graduação e pós graduação lato e stricto sensu.

Coordenador e Membros do CEP

 Coordenação
Maria Cristina Antunes

Membros efetivos
Ana Paula Berberian Vieira da Silva
Joe de Assis Garcia
José Stechmann Neto
José Soares Coutinho Filho
Maria Cristina Paganini
Maria da Graça Saldanha Padilha
Maria Regina Franke Serratto
Pedro Leão Da Costa Neto
Evilásio Francisco Pinheiro  (representante usuários)

Membros Suplentes
Rita de Cássia Tonocchi
Sérgio Said Staut Junior
Sidnei Rinaldo Priollo Filho
João Carlos Santana (representante usuários)

Calendário de Reuniões e Prazos 2018

 

Mês Data Reunião Data limite para envio do Projeto
Fevereiro 21/02/2018 06/02/2018
Março 21/03/2018 06/03/2018
Abril 18/04/2018 03/04/2018
Maio 16/05/2018 01/05/2018
Junho 20/06/2018 05/06/2018
Julho 11/07/2018 03/07/2018
Agosto 15/08/2018 01/08/2018
Setembro 19/09/2018 04/09/2018
Outubro 17/10/2018 02/10/2018
Novembro 21/11/2018 06/11/2018
Dezembro 12/12/2018 28/11/2018

Calendário: Reuniões CEP/UTP

OBS: A data limite para a submissão de projetos na Plataforma Brasil está indicada no calendário de reuniões. Os projetos submetidos até a data indicada para a reunião serão avaliados de acordo com o limite da agenda da reunião pela ordem de submissão. Ressalta-se que os projetos submetidos após a data limite indicada no calendário NÃO SER­­­ÃO encaixados na reunião, mas serão avaliados na reunião subsequente.

Local e Horário de atendimento

Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 245
Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui)
Cep: 82.010-330
Curitiba – PR

Telefone: (041) 33317668

Horário: das 13h30 às 17h30

Sala: 04 (térreo) Bloco PROPPE

Regimento Interno

REGULAMENTO

Submissão de projetos

Passos a serem seguidos para a submissão de um projeto

  1. Cadastrar pesquisador principal e colaboradores:
    clique aqui 
  2.  Todo processo deve necessariamente ser encaminhado por meio da Plataforma Brasil – clique aqui 
  3. Dúvidas na submissão de projetos de pesquisa? Leia o Manual (Submissão de Projeto de Pesquisa.pdf)
  4. Caso tenha dificuldades consulte os manuais da Plataforma Brasil – clique aqui
  5. Para saber quais são as Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre o sistema consulte – clique aqui 
  6. Veja as pendências mais comuns em protocolos de pesquisa clínica – clique aqui
  7. Veja as resoluções  e normativas publicadas pelo CONEP – clique aqui
  8. Ao terminar de submeter seu projeto a Plataforma Brasil gerará automaticamente um protocolo de submissão.

 

 

Modelos de Documentos
  1. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE
  2. Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (somente para pesquisa com menores de idade)
  3. Declaração de Infra-Estrutura
  4. Declaração Sobre Registro de Materiais, Equipamentos, Medicamentos e Similares (apenas para pesquisas clínicas)
  5. Termo de Doação de Dentes (apenas para Banco de dentes da UTP)
  6. Modelo de relatório semestral
  7. Currículo lattes do Pesquisador Responsável (orientador, professor, graduado) em formato doc ou pdf ou endereço eletrônico na Plataforma Lattes (LINK). Ressaltando que o aluno de graduação não pode ser pesquisador principal.
Projeto de Pesquisa

Para submeter seu projeto ao CEP UTP, utilize normas da APA ou ABNT.  O projeto deve conter os seguintes tópicos:

TÍTULO
RESUMO
PALAVRAS CHAVE
1.INTRODUÇÃO
E HIPÓTESE
2.OBJETIVOS
PRIMÁRIO E SECUDÁRIOS
3. MÉTODO
3.1. Desenho do estudo
3.2. Participantes
3.3. Instrumentos
3.4. Procedimentos
3.5. Riscos e benefícios
3.6.Análise de dados
3.7. Desfecho primário e secundário

  1. CRONOGRAMA
  2. ORÇAMENTO
  3. BIBLIOGRAFIA
  4. ANEXOS
(Inclua aqui os modelos instrumentos de coletas de dados)
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