Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado e autorizado pela CONEP em 2016. É composto por docentes de diversas áreas da Universidade e representantes da Sociedade Civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

O objetivo é avaliar, do ponto de vista ético, projetos de pesquisas desenvolvidos com seres humanos, de forma a defender os interesses dos seus participantes, em sua integridade e dignidade. Esta atividade contribui para o desenvolvimento de pesquisas, respeitando os princípios éticos preconizados pela Resolução CNS 196/96 e suas complementares.

Além disso o CEP Tuiuti promove ações de educação continuada para a comunidade interna, dirigidos à comunidade acadêmica e docentes dos cursos de graduação e pós graduação lato e stricto sensu.

Coordenador e Membros do CEP

Titulares:

Profa. Dra. Maria Cristina Antunes (coordenadora)

Profa. Dra. Maria Cristina Paganini (vice-coordenadora)

Profa. Dra. Ana Paula Berberian Vieira da Silva

Prof. Dr. Joe de Assis Garcia

Prof. Dr. Pedro Leão Da Costa Neto

Prof. Dr. José Stechmann Neto

Prof. Dr. José Soares Coutinho Filho

Profa. Dra. Maria da Graça Saldanha Padilha

Profa. Dra. Maria Regina Franke Serratto

Profa. Dra. Rita Tonocchi

Sr. Woldir Wosiacki Filho (representante usuários)

Suplentes:

Prof. Dr. Adriano Valério dos Santos Azevedo

Sra. Maria Lúcia Gomes  (representante usuários)

Prof. Dr. Vinicius Ribas Fonseca

Calendário de Reuniões e Prazos 2019

Mês

Data Reunião

Data limite para envio do Projeto

 
Fevereiro 20/02/2019 05/02/2019
Março 20/03/2019 05/03/2019
Abril 17/04/2019 02/04/2019
Maio 15/05/2019 30/04/2019
Junho 19/06/2019 04/06/2019
Julho 31/07/2019 16/07/2019
Agosto 21/08/2019 06/08/2019
Setembro 18/09/2019 03/09/2019
Outubro 16/10/2019 01/10/2019
Novembro 20/11/2019 05/11/2019
Dezembro 11/12/2019 27/11/2019

Calendário: Reuniões CEP/UTP OBS: A data limite para a submissão de projetos na Plataforma Brasil está indicada no calendário de reuniões. Os projetos submetidos até a data indicada para a reunião serão avaliados de acordo com o limite da agenda da reunião pela ordem de submissão. Ressalta-se que os projetos submetidos após a data limite indicada no calendário NÃO SER­­­ÃO encaixados na reunião, mas serão avaliados na reunião subsequente.

Local e Horário de atendimento

Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui) Cep: 82.010-330 Curitiba – PR Telefone: (041) 33317668 Horário: das 13h30 às 17h30 Sala: 04 (térreo) Bloco PROPPE

Regimento Interno

REGULAMENTO

Submissão de projetos

Passos a serem seguidos para a submissão de um projeto

  1. Cadastrar pesquisador principal e colaboradores: clique aqui 
  2.  Todo processo deve necessariamente ser encaminhado por meio da Plataforma Brasil – clique aqui 
  3. Dúvidas na submissão de projetos de pesquisa? Leia o Manual – clique aqui
  4. Caso tenha dificuldades consulte os manuais da Plataforma Brasil. – clique aqui
  5. Veja as pendências mais comuns em protocolos de pesquisa clínica – clique aqui
  6. Veja as resoluções  e normativas publicadas pelo CONEP – clique aqui
  7. Ao terminar de submeter seu projeto a Plataforma Brasil gerará automaticamente um protocolo de submissão.

 

Modelos de Documentos
  1. Checklist
  2. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE
  3. Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (somente para pesquisa com menores de idade)
  4. Declaração de Infra-Estrutura
  5. Declaração Sobre Registro de Materiais, Equipamentos, Medicamentos e Similares (apenas para pesquisas clínicas)
  6. Termo de Doação de Dentes (apenas para Banco de dentes da UTP)
  7. Modelo de relatório semestral
  8. Currículo lattes do Pesquisador Responsável (orientador, professor, graduado) em formato doc ou pdf ou endereço eletrônico na Plataforma Lattes (LINK). Ressaltando que o aluno de graduação não pode ser pesquisador principal.
Projeto de Pesquisa

Para submeter seu projeto ao CEP UTP, utilize normas da APA ou ABNT.

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO       

PESQUISADORES: incluir professor/aluno/colaboradores

RESUMO: deve conter objetivos, participantes de pesquisa, procedimentos, instrumentos e análise de dados.

  1. INTRODUÇÃO: justificativa social e científica, referencial teórico.
  2. OBJETIVOS: primário e secundários
  3. MÉTODO:
    1. Delineamento do estudo: descrição detalhada dos métodos e delineamento da pesquisa com base em fundamentação científica.
    2. Participantes: descrição dos participantes da pesquisa e quantidade de participantes em cada local de pesquisa (quando for o caso), critérios de inclusão e/ou exclusão.
    3. Procedimentos: descrição da forma de abordagem ou plano de recrutamento dos participantes e todos os procedimentos realizados durante a pesquisa. Descrever procedimentos éticos (garantia de sigilo, assinatura de TCLE e TALE, …).
    1. Instrumentos: descrever os meios utilizados para a coleta de dados (entrevistas, questionários, testes, inventários, …)  e anexar ao projeto.
    2. Riscos e benefícios: descrever em detalhes possíveis riscos (físicos ou psicológicos) da realização da pesquisa, avaliando sua possibilidade e gravidade. Todas as pesquisas, mesmo que sejam mínimos, oferecem risco de dano psicológico. Descrever alternativas ao risco e como será garantido ao participante o atendimento em caso de risco de dano físico e/ou psicológico. Descrever benefícios da realização do estudo, diretos ou indiretos, para a população estudada e a sociedade.
    3. Análise de dados: descrever método de análise de dados utilizado. Em estudos clínicos, descrever critérios para a interrupção do estudo.
    4. Desfecho primário e secundário: objetivos a serem alcançados com o estudo
    5. Cronograma: informar a duração total e as diferentes etapas da pesquisa, em número de meses, com compromisso explícito do pesquisador de que a pesquisa somente será iniciada a partir da aprovação pelo Sistema CEP-CONEP. Não deve ser incluído no cronograma etapa de levantamento bibliográfico e envio do projeto ao CEP. O cronograma deve conter as etapas para a COLETA de dados e análise de dados.
    6. Orçamento: previsão de gastos com a pesquisa e de ressarcimento de gastos aos participantes da pesquisa (transporte, alimentação, estadia,…).
  4. BIBLIOGRAFIA: descrever toda a bibliografia utilizada para o desenvolvimento do projeto, normas da APA ou ABNT.
  5. ANEXOS: modelo do Instrumento a ser aplicado (Entrevista, Questionário, Planilha de coleta de dados, Fichas de avaliação, Fichas de Notificação, dentre outros)
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