Tecnologia

Fotografia

Apresentação do Curso

O Curso

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.” – Sebastião Salgado
Mais voltado à prática, o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP prepara profissionais para operar equipamentos e utilizar técnicas de produção, obtenção e processamento de imagens fotográficas, tanto analógicas quanto digitais. Tudo em espaços específicos para o desenvolvimento das aulas práticas, como os ateliers de Cinema, Vídeo, Fotografia e Manipulação digital.
A prática profissional do tecnólogo em Fotografia se dá na discussão e no exercício, em diferentes disciplinas que compõe o currículo, bem como na disciplina de Prática Profissional em Fotografia, que aproxima os alunos de profissionais que já atuam nas diferentes áreas de formação do curso. O aluno ainda tem a oportunidade de participar de grupos de estudos em que são discutidos os principais autores na área da Fotografia.
Finalmente, o ex-aluno que tem interesse em atuar no âmbito acadêmico poderá tornar-se monitor profissional do curso (após a conclusão da graduação) auxiliando os professores nas aulas práticas e teóricas, podendo futuramente, integrar-se ao grupo docente.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 445 de 01.11.2011
Publicado no D.O.U nº 211 em 03.11.2011
Avaliação de Regulação: conceito “4”

GRADE CURRICULAR – saiba mais

PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

Perfil do Aluno

O aluno do curso precisa ter persistência para superar limitações com relação ao aprendizado teórico-prático sobre os aparatos técnicos e digitais, no que diz respeito ao conhecimento das funcionalidades da câmera fotográfica e dos equipamentos como flash, iluminação etc. Além disso, é importante dominar as ferramentas para a edição de imagens para obtenção da qualidade na imagem.
Também é de fundamental importância que o aluno (futuro fotógrafo) busque um aprofundamento e uma reflexão teórico-crítica, em relação à imagem na fotografia (tanto historicamente quanto na contemporaneidade). Nesse sentido, ele associará as técnicas e linguagens fotográficas com seu caráter mais autoral (desenvolver seu olhar), o que agregará um diferencial na sua produção imagética, seja em qualquer área de atuação (acadêmica, artística e/ou cultural).

O Profissional

O futuro profissional já começa a se formar na graduação, deste modo, é fundamental que ele conheça as diferentes áreas de atuação na Fotografia (lendo sobre o assunto, conversando com profissionais destas áreas, investigando os campos de atuação etc.) para que defina em qual delas pretende atuar (de acordo com as afinidades e necessidades de ordem pessoal). A partir daí, torna-se imprescindível que estabeleça metas para atingir o objetivo esperado: sucesso profissional na área escolhida. Para isso, é necessário dedicação e persistência para superação de dificuldades (resiliência), aperfeiçoamento constante (técnico e teórico), estabelecimento de bons contatos pessoais e profissionais, concentrar-se em uma das áreas da Fotografia para que futuramente venha a se tornar uma referência no que faz.

O Mercado

O futuro profissional em Fotografia encontrará um mercado de trabalho bastante convidativo, pois é possível atuar em vários âmbitos: ministrando cursos, oficinas e workshops (ensino formal e não formal); participando como fotógrafo em projetos (técnico-científico, documentais, jornalísticos, artístico e cultural etc.); atuando na área do fotojornalismo (jornais, revistas etc.); revistas (publicidade, arquitetura etc.); edição de imagens e vídeos ou como autônomo (fotografia de eventos e estúdio). Aqui, temos um profissional que poderá atuar em mais de uma área nesses campos de trabalho acima mencionados, o que contribui significativa para aumento na geração de renda.
Frequentemente convidamos nossos ex-alunos para ministrar palestras e contar sua trajetória (acadêmica e profissional) e percebemos que muitos deles tornaram-se bem sucedidos na área escolhida, tais como: Fotografia de Arquitetura e Design de Interiores, Fotografia de Gastronomia, Fotografia deNewborn, Fotografia de Eventos, Fotografia Artística, entre outras.

Palavra do Coordenador

Nosso curso foi um dos primeiros em nível de graduação, na capital paranaense e desde então, tanto o corpo docente, quanto o corpo discente estão buscando um aperfeiçoamento constante para que possamos promover a interdisciplinaridade, investir nos recursos materiais (livros, equipamentos etc.) e humanos (professores, egressos etc.), estabelecer conexões com a teoria e a prática, aproximar profissionais e egressos com o âmbito acadêmico, dentre outras questões. Enfim, o aluno tem voz ativa durante o curso e poderá expressar opiniões e dar sugestões para professores e a coordenação e nesse sentido, também é um agente de mudanças na estrutura “orgânica” do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Scheila Fatima Giacomazzi Camargo

Investimento

  • R$ 732,45

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2020.

Coordenação

Coordenador: Scheila Fatima Giacomazzi Camargo
Telefone: (41) 3331-8111
Email: scheila.camargo1@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]