Licenciatura

Educação Física - Licenciatura

Apresentação do Curso

O Curso

O curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP forma profissionais para o exercício da docência. Foca na visão pedagógica e proporciona um processo educacional crítico, criativo e permanente. É centrado nas manifestações e expressões do movimento humano, orientado para reeducação e educação motora, associada ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social da criança e do jovem e para a prática do desporto escolar como inclusão social.
O acadêmico é envolvido desde os períodos iniciais em atividades práticas de ensino. A aprendizagem é fortalecida com a execução de atividades de extensão, pesquisa, monitoria e prática profissional, nos núcleos de atendimento às comunidades interna e externa. Os alunos trabalham com projetos de cunho técnico–investigativo, consolidando o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 286, de 21/12/12
Publicado no DOU nº 249 em 27.12.2012
Avaliação de Regulação: conceitos “B, B, MB”
ENADE 2
CPC 3

GRADE CURRICULAR – saiba mais

PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

 

Estrutura

O Centro de Atendimento ao Desporto (CAD) da UTP oferece a prática de atividades físicas e desportivas, como musculação, judô, futsal, vôlei, atletismo, basquete e capoeira para toda a comunidade. O centro tem a supervisão de profissionais experientes e capacitados, além de proporcionar a participação dos estudantes do curso como estagiários ou monitores.

Perfil do Aluno

Em primeiro lugar, é preciso gostar de gente. Quem se decide por Educação Física – Licenciatura precisa valorizar o esporte e as atividades físicas enquanto fator indispensável a uma vida plena e mais saudável para todo cidadão; ser crítico e proativo; ter espírito de cooperação e valorizar um estilo de vida saudável; gostar de pesquisa e produção científica e responsabilizar-se como agente da inclusão do portador de necessidades especiais.

O Profissional

A identidade do profissional licenciado em Educação Física começa a ser moldada durante a formação acadêmica. O profissional caracteriza-se como um educador cuja formação didático-pedagógica, técnico-científica e instrumental lhe possibilita a realização de análise crítica do contexto social, da pesquisa e planejamento em equipes multidisciplinares e a intervenção na educação e reeducação corporal de crianças, jovens e adultos.

O Mercado

O campo de atuação da licenciatura refere-se a toda a área escolar formal: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. O mercado de trabalho são escolas privadas, do município e do estado, bem como universidades e faculdades (após titulação específica). Os egressos da Tuiuti obtêm sucesso em concursos públicos e instituições privadas.
O profissional formado no curso de Educação Física da Tuiuti estará preparado de forma competente e inovadora para atuar na educação e reeducação de crianças, jovens e adultos, com o foco no estudo da ação-reflexão e ação do movimento humano.

Palavra do Coordenador

Você fará parte de um dos melhores cursos de Educação Física do país, com professores titulados e experientes. O curso da Tuiuti possui um campus único, com toda a infraestrutura didático-pedagógica para prepará-lo para o mercado de trabalho.
Nós amamos o que fazemos e fazemos com amor pra você: que tem como sonho ser um professor de Educação Física de sucesso.

Venha e seja muito bem-vindo!
Entre em contato comigo!

Rolando Ferreira Junior

Investimento

  • R$ 997,50

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

Coordenação

Coordenador: Rolando Ferreira Junior
Telefone: (41) 3331-7970
Email: rolando.ferreira@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]