Bacharelado

Psicologia - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

Para ser psicólogo é preciso querer mudar o mundo para melhor começando pelas pessoas, naquilo que elas precisam. O Curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP foi criado em 1973 e de lá para cá já formou mais de 15.000 psicólogos que estão espalhados pelo Brasil e atuando em todas as áreas da profissão. Um dos princípios do curso é a formação generalista, habilitando o profissional para atuar em diferentes contextos, tornando-o capaz de refletir criticamente, estruturar diagnósticos, intervir e avaliar situações decorrentes do atendimento ou de intervenções realizadas na clínica, na organização, na escola ou na comunidade.
As práticas profissionais e estágios supervisionados são voltados às seguintes áreas de intervenção: Clínica; Social-Comunitária/Saúde; Escolar/Educacional e Trabalho. O intuito é possibilitar ao futuro profissional atuar como pesquisador (produção de conhecimento) e/ou intervir nas diversas áreas da Psicologia, atualizado às demandas do mercado de trabalho e às mudanças no espaço social. Sendo assim, a formação de psicólogo está pautada na filosofia e nas diretrizes de um curso comprometido com a formação pluralista, humanista, social, política e científica, trabalhando para a promoção da saúde, seja por meio de intervenções preventivas e/ou curativas, nas diferentes situações e fenômenos da existência humana.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 707 de 18/12/13
Publicado no DOU nº 246 de 19/12/2013
Avaliação de Regulação: curso a ser avaliado

GRADE CURRICULAR – Manhã  – saiba mais
GRADE CURRICULAR – Noite – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO  saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

Tour virtual 

Estrutura

O objetivo da clínica-escola e Serviços de Psicologia é auxiliar os alunos em estágios curriculares obrigatórios e serviços psicológicos à comunidade. Os alunos do quinto ano e da pós-graduação realizam os atendimentos, com acompanhamento de supervisores e os do quarto, trabalham na triagem. São realizadas na clínica: Psicanálise, Psicologia Cognitiva-Comportamental, Psicologia Analítica, Gestalt, Terapia Sistêmica, Psicoterapia com enfoque na sexualidade e Psicodrama. Os pacientes são crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias. A clínica oferece ainda o Laboratório de Psicologia do Esporte, atendimento a crianças vitimas de violência e serviço de prevenção à obesidade infantil. Cada trabalho tem a supervisão de um professor com vivência e experiência na área de atuação.

Perfil do Aluno

Para ser um Psicólogo é preciso interessar-se pela problemática humana, é preciso gostar de gente, ser instigado pelas relações e pelas questões mentais. É preciso interessar-se tanto pelo subjetivo quanto pelo objetivo e saber que há tantas áreas de atuação da Psicologia quantos são os seres humanos, pois onde há um, há Psicologia.

O Profissional

Ser psicólogo é municiar-se de ferramentas que possibilitem ir além do conselho e do senso comum e fazer a diferença para alguém, para um grupo, para uma comunidade. É ajudar a despertar o lógico na criança com dificuldade de aprender e as escolas a cumprirem o papel delas.
Na Tuiuti, o profissional psicólogo forma-se com uma visão abrangente e plural das múltiplas perspectivas de intervenção. É habilitado para o diagnóstico, a avaliação, a intervenção e o planejamento de estratégias de atuação em processos clínico-psicológicos.
As áreas de trabalho para a Psicologia crescem e se ampliam, na medida em que se ampliam os campos de atividade. Hoje, há práticas inovadoras como a Psicologia Ambiental, a Psicologia do Esporte, do Trânsito, Forense e Hospitalar.

O Mercado

O mercado de trabalho para o psicólogo é amplo e a cada dia vem exigindo novas especializações. Duas grandes áreas se destacam: Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional ou do Trabalho. Hoje desponta a Psicologia da Educação, Escolar ou da Aprendizagem com grandes possibilidades de atuação tanto na clínica como nas escolas e nos órgãos governamentais.
O mercado pede esse profissional plural, com boa formação teórica e aquisição e provação das competências nos estágios, que a Tuiuti privilegia formar.

Palavra do Coordenador

É difícil ser econômico em palavras para falar da Psicologia, assim como é difícil não se apaixonar por essa área do saber. O esforço em aprendê-la será recompensado infinitas vezes e de infinitas formas.
É também um campo imenso de pesquisa, que atiça a curiosidade e move em busca de respostas. É, acima de tudo, uma ciência que implica cada um, pois se entenderá o outro a partir de si e se conhecerá o outro pelo conhecer-se e se consertará o mundo pelo consertar-se.
Quer se preparar para o amanhã? Venha ser psicólogo conosco.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Milton Magnabosco

Investimento

  • R$ 1106,75

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

  • R$ 1252,10

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Milton Magnabosco
Telefone: (41) 3331-7808
Email: milton.magnabosco@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]