Bacharelado

Nutrição - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

Um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas, é obesa, segundo estudo publicado na revista científica Lancet. Os dados colocam o Brasil entre os países mais obesos do mundo. Em contrapartida, pesquisas também revelam que os brasileiros estão mudando os hábitos alimentares e se preocupam com o excesso de agrotóxicos na agricultura e hormônios nas carnes. As duas informações dizem respeito a importante missão do nutricionista. O profissional tem a responsabilidade de contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do homem por meio da alimentação. Ele passa anos estudando a estrutura e o funcionamento do corpo humano e o impacto de cada alimento na dieta cotidiana humana.
O projeto do curso de Nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, que tem conceito 5 pelo MEC, foi concebido para formar um profissional preparado para desempenhar funções nas diferentes áreas do campo da Nutrição. Esse nutricionista deve ser capaz de criar e empreender negócios em alimentação e nutrição, bem como, identificar-se como cidadão sensibilizado para reconhecer as necessidades da sociedade onde vive, sem colocá-la à margem de suas prioridades profissionais. Deve ainda ser um técnico especializado, preparado para adaptar-se às demandas do mercado de trabalho, apresentar flexibilidade e criatividade para empreender propostas inovadoras de atuação, primando por rigor científico e ético, em todas as áreas alimentação e nutrição.
Visando oferecer diferenciais na formação, a grade curricular possui disciplinas como Empreendedorismo, Desenvolvimento de Produtos Nutricionais, Gastronomia, Nutrição no esporte, Fitoterápicos, Alimentos Funcionais e Nutracêuticos e Biodisponibilidade de Nutrientes.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 824 de 30/12/14
Publicado no D.O.U nº 01 em 02/01/2015
Avaliação de Regulação: conceitos “MB, MB, MB”
ENADE 3
CPC 4

GRADE CURRICULAR – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais
EMENTA – saiba mais

Tour virtual 

Estrutura

Alunos de todos os períodos do curso podem participar dos processos na Clínica-escola de Nutrição da  Tuiuti , sempre com a supervisão do professor responsável. A clínica atende pessoas com obesidade, diabetes, hipertensão arterial, desnutrição e suporte nutricional (sondas enterais), além de realizar planejamento dietético para atletas, gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos com a finalidade de planejar dietas individualizadas e educação alimentar.

Perfil do Aluno

O aluno do curso de Nutrição tem que gostar muito de estudar, possuir um senso crítico aguçado, ser um indivíduo comprometido com o bem-estar das pessoas e ter iniciativa e disposição para a construção ativa dessa formação que, além de profissional, é humana.

O Profissional

Para atuar no mercado de trabalho o nutricionista de hoje precisa ter uma visão holística da profissão, onde a prática profissional requer contínua aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades estruturadas em uma relação multiprofissional, onde todos estão direcionados para atingir uma meta específica, interagindo para compartilhar informações sobre os melhores procedimentos ou práticas, e tomando decisões que estimulem todos os seus membros a usar plenamente seu potencial.

O Mercado

O mercado de trabalho do nutricionista está em expansão. O profissional vem ganhando cada vez mais importância na promoção do bem-estar e da saúde da população, podendo exercer atividades em diversas áreas de atuação: Nutrição Clínica (hospitais, banco de leite humano, lactário, equipe multidisciplinar em terapia nutricional, consultórios, home care, spas, instituição de longa permanência, clínicas especializadas, personal diet, academias e clínicas de estética); Nutrição em Saúde Coletiva (atenção básica em saúde, instituições privadas e públicas, ambulatórios de nutrição e vigilância sanitária); Consultoria e Assessoria Nutricional; Alimentação Coletiva (restaurantes comerciais, merenda escolar, refeições congeladas, indústrias, refeições em navios e aviões, cozinhas hospitalares e de instituições de longa permanência); Indústria de Alimentos, Marketing em Nutrição e Alimentos; Docência e Pesquisa.

Palavra do Coordenador

A Nutrição é uma profissão do presente e do futuro, pois no mundo de hoje a preocupação com a qualidade de vida torna-se cada vez maior. O nutricionista é, e será, um profissional empenhado na busca de formas para prevenir doenças e aumentar a sobrevivência e a longevidade do ser humano, por meio de práticas saudáveis de alimentação.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Andrea Tarzia

Investimento

  • R$ 992,75

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

  • R$ 1113,40

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Andrea Tarzia
Telefone: (41) 3331-7825
Email: andrea.tarzia@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]