O Brasil é atualmente o terceiro maior mercado em faturamento no setor pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abrinpet. O país lidera também o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo, desde 2008 e as estatísticas mostram o crescimento para os próximos anos. Segundo o Ministério da Agricultura, até 2020, a expectativa é que a produção nacional de carnes suprirá 44,5% do mercado mundial. Já a carne de frango terá 48,1% das exportações mundiais e a participação da carne suína será de 14,2%. Dados que demonstram a importância da profissão do Médico Veterinário no Brasil e o aquecimento do setor.
Com uma formação generalista, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP segue as tendências atuais preconizadas pelo MEC e inclui as áreas de formação básica, profissional e específica. Abrange também as áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, produção e reprodução animal, defesa agropecuária, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, tornando o aluno apto para atuar em nível de prevenção, controle, erradicação e tratamento de enfermidades e agravos à saúde dos animais de grande e pequeno porte. E oferece conhecimento no controle dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano e inspeção dos derivados de carne, leite, ovos, pescado e mel.
Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 824 de 30/12/14
Publicado no D.O.U nº 01 em 02/01/2015
Avaliação de Regulação: conceito “3”
ENADE 4
CPC 4
GRADE CURRICULAR – Manhã – saiba mais
GRADE CURRICULAR – Tarde – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

Localizada no campus Professor Sydnei Lima Santos (Barigui), a Clínica-escola de Pequenos Animais oferece atendimento ao público. Em média, são agendadas cinco consultas diárias além de procedimentos como exames complementares e internamento dos pacientes. São realizadas mais de 250 cirurgias ao ano, incluindo procedimentos de coluna e videocirurgia. A equipe é composta por professores, colaboradores, médicos veterinários residentes e graduandos do curso. A clínica também oferece serviços complementares de radiologia, ultrassonografia, odontologia, exames laboratoriais, necropsia e imunizações de cães e gatos.
Já em São José dos Pinhais, está a Fazenda Experimental Pé da Serra, que possui um hospital veterinário para atender animais de grande e pequeno porte das regiões de São José dos Pinhais, Piraquara e Quatro Barras. São oferecidos serviços de clínica médica e cirúrgica, internamento dos pacientes bem como exames complementares de radiologia e ultrassonografia e imunizações. A equipe é composta por professores, colaboradores, médicos veterinários residentes e graduandos do curso de Medicina Veterinária. Além disso, há a produção de gado leiteiro, suínos, caprinos, ovinos e equinos. O aluno tem a possibilidade de participar de manejo nutricional, cuidados sanitários e reprodutivos dessas espécies.
A pessoa deve respeitar os animais e o meio ambiente. Deve possuir responsabilidade social, ser ética, ter iniciativa e interesse em atividades científicas, capacidade de comunicação e dedicar-se aos estudos. Independente da área de atuação, qualidades como liderança, espírito empreendedor, autonomia intelectual e capacidade de trabalhar em equipe também são importantes.
O médico veterinário deve ser capaz de participar do processo social dentro de uma perspectiva crítica, mediante o trabalho com os animais, seus produtos e relações, especialmente na produção de alimentos, profilaxia de doenças, saúde pública e promoção de sanidade e bem-estar animal. Deve buscar a melhor utilização dos recursos existentes e atuar como agente de transformação no desenvolvimento da população.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, são mais de 80 áreas de atuação. O mercado de trabalho é dinâmico e multidisciplinar. Com áreas como clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais; nutrição; produção e reprodução animal; produção de vacinas e imunobiológicos; diagnóstico clínico e por imagem; defesa e vigilância sanitária animal; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; administração rural; elaboração de projetos agropecuários, dentre outras.
A Medicina Veterinária é empolgante. Possibilita atuar com organismos vivos, acompanhando a evolução do tratamento que prescrevemos aos nossos pacientes. Desenvolvemos habilidades relacionadas à epidemiologia, que nos credenciam a atuar em áreas de foco e na prevenção das enfermidades. Os desafios impostos à Medicina Veterinária, relacionados à vigilância e defesa sanitária animal, permitem ao nosso país estar inserido no mercado exportador para atender às demandas internacionais.
Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!
Welington Hartmann
FINANCIAMENTO E BOLSAS
A UTP oferece facilidades para o aluno manter as parcelas em dia. Confira abaixo as opções de financiamento e bolsas para você: