Licenciatura

História - EAD

Apresentação do Curso

O Curso

O curso de Licenciatura em História da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, único de Curitiba a conquistar o conceito 4 no Enade 2018, trabalha para formar profissionais capacitados para atuar como pesquisadores em diferentes áreas e sobretudo docentes dos Ensinos Fundamental e Médio. Em seu percurso, os discentes conhecem e aprendem inúmeras temáticas relacionadas às novas linguagens como história em quadrinhos, videogames, cinema, música, artes plásticas e teatro. Além de conhecerem e atualizarem, de acordo com a nova historiografia, os debates e reflexões acerca da história das sensibilidades; patrimônio cultural; movimentos políticos; sociais e culturais; religião e religiosidades e relações de poder.

Estrutura

Além de contar com um corpo docente conceituado, o curso oferece e desenvolve múltiplas atividades, tais como o Centro de Referência Documental (CRDOc) e o Laboratório de Ensino e Pesquisa (LEP), que divulgam em Revistas Eletrônicas próprias, os trabalhos de pesquisa, de produção literária histórica e materiais didáticos produzidos pelos discentes. Além disso, possibilitam a realização de visitas técnicas orientadas a museus, arquivos, centros de documentação, entre outros espaços que abrigam o patrimônio cultural; ofertam cursos de extensão e grupos de estudos sobre várias temáticas e estão presentes em todo o processo de preservação do Museu Entre Nuvens e Estrelas: o primeiro museu da aviação do Paraná.

Perfil do Aluno

O aluno de Licenciatura em História deve permitir-se imaginar utopias, apresentar afeição pela leitura, aptidão para a produção textual e vontade de transitar pela interdisciplinaridade acadêmica, vislumbrando a história e a educação como um feixe de inúmeras probabilidades. Outra característica é gostar do processo de pesquisa, além de alimentar o anseio de transmitir os conhecimentos adquiridos para a comunidade escolar e à sociedade em geral. Também faz parte desse perfil que o mesmo se envolva na relva verde da teoria e prática historiográfica que permitem desenvolver o espírito crítico em relação às diversas possibilidades de vivência dos direitos sociais e humanos na contemporaneidade.

O Profissional

Em sua maioria, os acadêmicos formados no Curso de História da Tuiuti estão atuando como docentes dos ensinos fundamental e médio; produtores de materiais didáticos em editoras especializadas; assessores na elaboração de projetos pedagógicos; pesquisadores culturais em instituições públicas e privadas; consultores e criadores de games e/ou contos históricos e como pesquisadores em pós-graduações stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

O Mercado

Ao contrário do que muitos acreditam, o momento é favorável para quem pretende cursar Licenciatura em História, pois o Brasil vive um período de escassez de profissionais aptos a atuar na Educação Básica e o mercado para o historiador foi ampliado. Hoje, um professor de História se envolve em muitos campos profissionais além da sala aula e pode atuar na produção dos mais variados tipos de materiais didáticos e paradidáticos, na consultoria e produção de histórias em quadrinhos, jogos de videogames, literatura, cinema e televisão. Além disso, o campo da sala de aula apresenta uma grande transformação para o historiador que, munido das novas linguagens e tecnologias, pode estar no Ensino a Distância e produzir projetos culturais visando a preservação da memória e do patrimônio cultural.

Palavra do Coordenador

 

 

Investimento

  • R$ 250,00

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 08 de cada mês.

    (Valor integral R$ 290,00)

Coordenação

Coordenador: Osvaldo Luis Meza Siqueira
Email: osvaldo.siqueira@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]