Bacharelado

Fonoaudiologia - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

Com 35 anos no mercado curitibano e nota 4 na avaliação do MEC, o curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP é uma excelente opção para quem busca conhecimento na prevenção de doenças, habilitação e reabilitação da voz, audição, motricidade oral, leitura e escrita. O aluno pode contar com um corpo docente formado por professores reconhecidos no Brasil e no exterior, em função das pesquisas e significativa produção científica.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 824 de 30/12/14
Publicado no D.O.U nº 01 em 02/01/2015
Avaliação de Regulação: conceito “4”

GRADE CURRICULAR – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais
EMENTA – saiba mais

Tour virtual 

Estrutura

A Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Tuiuti existe desde o início do curso e se transformou em um espaço de práticas e aprendizado para os alunos, provendo o suporte necessário às ações de prevenção, diagnóstico e recuperação da saúde nas áreas da audição, voz, motricidade orofacial, disfagia, linguagem oral e escrita. Nesse sentido, a clínica-escola da UTP conta com todos os equipamentos necessários, proporcionando ao aluno a compreensão da teoria na prática. Além de tudo disso, a clínica é um centro de referência para o Programa de Saúde Auditiva do SUS.
Educação Continuada – Os ex-alunos têm ainda a oportunidade de uma educação continuada por meio dos cursos de pós-graduação: especializações, além dos Programas de Mestrado e Doutorado na área de Distúrbios da Comunicação.

 

Perfil do Aluno

O aluno do curso de Fonoaudiologia da Tuiuti deve ser uma pessoa dinâmica, que exerça sua autonomia, seja reflexivo, crítico, flexível, sensível no falar e, especialmente, no escutar, a fim de atuar adequadamente nas relações interpessoais junto aos seus clientes.

O Profissional

O profissional fonoaudiólogo tem vários campos de atuação: na área da Saúde, atuando em clínicas, unidades de saúde, hospitais, asilos e maternidades; na área da Educação, atuando em creches e escolas; nos Meios de Comunicação e Arte; na Comunicação Empresarial; na área Ocupacional, em fábricas e indústrias; na área de Estética; e, por fim, na área da Justiça, atuando em perícias cíveis e criminais.

O Mercado

Tendo em vista um índice significativo de envelhecimento da população brasileira, de acordo com dados da ONU, a atuação fonoaudiológica na gerontologia, dentro do paradigma do envelhecimento ativo, se constitui em uma área bastante promissora para o fonoaudiólogo. Nesse contexto também se encontra a indicação e adaptação de aparelhos auditivos, que hoje já se constitui em um mercado bastante profícuo.
O mercado para o fonoaudiólogo, além de amplo, tem se fortalecido grandemente em função de uma legislação que cria a obrigatoriedade de exames ocupacionais nas áreas da audição e da voz, bem como da realização da Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) e o Teste da Linguinha, em todos os hospitais que possuem maternidades. Também tem se tornado um profissional imprescindível junto aos profissionais da voz (cantores, atores, etc.) como no meio empresarial fortalecendo a comunicação institucional. E, por fim, a área da Disfagia, com atuação direta com pacientes com afecções neurológicas, em ambiente hospitalar e home care. No que se refere à empregabilidade, nos últimos cinco anos, 100% dos egressos da Tuiuti estão inseridos no mercado de trabalho.

Palavra do Coordenador

Se você gosta de se comunicar, seja falando ou escrevendo e gostaria de ajudar outras pessoas a terem o mesmo desejo, venha fazer Fonoaudiologia. E se o seu desejo for sair da universidade e ser prontamente inserido no mercado de trabalho, agarre essa oportunidade. Venha para a Fonoaudiologia da Tuiuti!

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Maria Regina Franke Serrato

Investimento

  • R$ 880,65

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

  • R$ 1100,10

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Maria Regina Franke Serrato
Telefone: (41) 3331-7868
Email: maria.serrato@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]