Bacharelado

Engenharia Elétrica - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

Qual a primeira coisa que você faz quando acorda? Olha no celular? Acende a luz? Liga a TV? Vai até a cozinha e abre a geladeira? Independente do que for, é bem provável que essa ação tenha a ver com a energia elétrica, pois é difícil imaginarmos nossa vida sem ela. O engenheiro elétrico é responsável por planejar, construir e manter sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP ensina os alunos a dominar o uso da eletricidade como fonte de energia, desde a geração, nas mais variadas modalidades (hidrelétrica, termelétrica, solar, eólica e outras), passando pela transmissão, distribuição e utilização no âmbito residencial, industrial e público (como na iluminação de ruas e espaços públicos). Além de uma grade curricular focada nesses temas, o curso conta com um corpo docente especializado em termos de titulação acadêmica e experiência profissional e laboratórios específicos como o de Circuitos Elétricos e Eletrônica e o de Conversão de Energia.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 258 de 28/01/2011
Publicado no D.O.U de 31/01/2011
Avaliação de Regulação: conceito “4”

GRADE CURRICULAR – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO  saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

Tour virtual 

Perfil do Aluno

Pessoa com vocação para o estudo dos temas ligados às Ciências Exatas e Tecnologia como Matemática, Física, Química, Expressão Gráfica, Informática e, principalmente, a Eletricidade e suas várias aplicações como forma de energia. Curiosidade e interesse por solucionar problemas são outras características bem importantes.

O Profissional

Em um mundo em que a energia vem se tornando um insumo cada vez mais escasso e caro, o Engenheiro Eletricista deve se adaptar às novas formas de geração de energia e à diminuição dos desperdícios e aumento da eficiência em seu uso. Para isso, deve ter disposição de absorver novos conhecimentos que brotam dia a dia na área, pois, mesmo que surjam novas fontes de geração de energia, a sua distribuição recai sempre na Eletricidade, pela facilidade de transmissão própria dessa forma de energia, em comparação às demais como a térmica e a mecânica, cujas perdas ao longo da transmissão são grandes demais.

O Mercado

O mercado de trabalho para os Engenheiros Eletricistas vem se mantendo receptivo, por conta da demanda sempre crescente por mais energia e pela diversificação das suas fontes primárias de geração, em busca da redução de custos. Há vários anos, todos os ex-alunos do curso têm encontrado espaço no mercado de trabalho, com uma faixa salarial compatível com a dedicação necessária para a graduação no curso, que é um dos mais exigentes nesse quesito.
São funções do Engenheiro Eletricista: Automação; Eletrônica; Eletrotécnica (potência e energia); Engenharia Biomédica; Hardware e Programação (computação); Instrumentação; Microeletrônica e Telecomunicações.
Vale lembrar que para exercer a profissão, além do diploma superior, o engenheiro precisa obter um registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Palavra do Coordenador

O curso de Engenharia Elétrica, em que pese o grau de dificuldade acadêmica enfrentado para a obtenção do grau de Engenheiro Eletricista, é dos mais valiosos e reconhecidos pelo mercado de trabalho, assegurando aos seus egressos uma carreira de sucesso, em qualquer das suas áreas de atuação.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Jonas Castiglioni Lima

Investimento

  • R$ 1489,60

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Jonas Castiglioni Lima
Telefone: (41) 3331-7914
Email: jonas.lima@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]