Bacharelado

Engenharia de Produção - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

É possível afirmar que toda a empresa que possua uma linha de produção precisa de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. O foco do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP é ensinar os alunos a conceber, projetar, implantar e operar arranjos produtivos em várias áreas da economia (principalmente na indústria), mas também nos setores de comércio e da prestação de serviços. A formação sólida do curso de Engenharia nas Ciências Exatas prepara os alunos para compreender as complexidades da atividade produtiva atual, em que a exigência de se produzir mais em menos tempo, com menor custo e máximo de qualidade requer que se vá além do trivial e se utilize técnicas avançadas para atingir o objetivo.
O curso de Engenharia de Produção da Tuiuti tem caráter pleno, sem vínculo com as áreas de conhecimento das Engenharias tradicionais (como ocorre em alguns cursos que se mantêm atrelados a essas, como Engenharia de Produção Mecânica, que fica restrito às atividades de manufatura e usam os metais como matéria-prima preferencial). Assim, a empregabilidade dos profissionais é ampliada, pois eles podem atuar nas mais variadas áreas da produção. Da mesma maneira, o curso equilibra as disciplinas de cunho técnico (próprias dos cursos de Engenharia), com as de gestão, necessárias ao controle da produção e seus insumos e custos, porém com mais ênfase nas primeiras, que são o diferencial entre um engenheiro de produção e um administrador de empresas.

Dados Legais:

Reconhecido pela Portaria Nº 669 de 05/10/2018
Publicado no DOU nº 194 em 08.10.2018

Autorizado pela Resolução CONSU nº 04/2013, de 18/09/2013
Publicada em 18/09/2013
Avaliação de Regulação: conceito “4”

GRADE CURRICULAR – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

Tour virtual 

Perfil do Aluno

Para obter sucesso ao longo do curso e na carreira de engenheiro de produção, é necessário possuir vocação para o estudo dos temas ligados às Ciências Exatas e Tecnologia, como Matemática (com destaque, a Probabilidade e Estatística), Física, Química, Lógica, Expressão Gráfica, Informática e outras. Sobre as habilidades cognitivas, espera-se do estudante a capacidade analítica, de modo a poder compreender as exigências e requisitos de sistemas produtivos de grande complexidade, o domínio das técnicas de gestão dos meios de produção, o relacionamento interpessoal para o trato com as pessoas envolvidas no processo produtivo e o raciocínio lógico que o habilite a projetar arranjos produtivos eficazes.

O Profissional

O engenheiro de produção tem sido cada vez mais requisitado, pois o uso das técnicas que domina resulta em redução de custos e aumento da eficiência, justificando o valor empregado em sua remuneração profissional. É procurado não apenas pela indústria, mas por empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, setor de turismo, tecnologia da informação, telecomunicação e saúde. Também estão aquecidas as áreas de produção na indústria de bens de consumo e de logística.

O Mercado

O mercado vem se mostrando favorável, mesmo em tempo de crise (e talvez mais ainda nesses tempos). São peças-chave no aumento da eficiência dos sistemas produtivos. O caráter pleno do curso, desvinculado de áreas específicas da produção, mas ao contrário, generalista por excelência, os habilita a migrar entre os vários setores econômicos, em busca de inserção profissional naqueles menos atingidos pelas adversidades circunstanciais.

Palavra do Coordenador

O desenvolvimento das habilidades lógicas e matemáticas dos ex-alunos, aliado ao incremento das qualidades de relacionamento interpessoal e senso de organização e gestão deles abre portas e tem demonstrado grande empregabilidade e oportunidade de ascensão profissional, nos mais variados setores econômicos, compensando largamente os esforços necessários para a obtenção do título de engenheiro de produção.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Jonas Castiglioni Lima

Investimento

  • R$ 871,15

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Jonas Castiglioni Lima
Telefone: (41) 3331-7914
Email: jonas.lima@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]