Bacharelado

Enfermagem - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

A missão do Curso de Enfermagem da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP é formar profissionais aptos a contribuir para a Promoção Humana. Enfermeiros prontos para atuar com espírito de liderança e empatia.

O curso está estruturado em oito períodos. Do primeiro ao terceiro períodos predominam as bases Biológicas, Humanas e Sociais da Enfermagem. Nos terceiro e quarto são as disciplinas de formação profissional que dão subsídios para o aluno adquirir habilidades para ‘o cuidar’. Ainda no quarto período, iniciam-se as práticas em campo. O quinto e sexto períodos são marcados pelos componentes curriculares teóricos e práticos como a Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso e Enfermagem em Saúde da mulher, da criança e do Adolescente. Nos sétimo e oitavo, os alunos iniciam os estágios supervisionados I e II e os dois últimos períodos visam a gestão do cuidado em Enfermagem e ênfase na Administração de Enfermagem e em Serviços de Saúde.

A flexibilização também é um aspecto importante considerado na organização curricular do curso da Tuiuti e está operacionalizada em momentos em que o aluno pode optar por situações de aprendizagem teórica ou por práticas acadêmicas de interesse dele.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 824 de 30/12/14
Publicado no D.O.U nº 01 em 02/01/2015
Avaliação de Regulação: conceitos “4, 3, 4”

GRADE CURRICULAR – Manhã – saiba mais
GRADE CURRICULAR – Noite – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais
EMENTA – saiba mais 

 

Tour virtual 

Estrutura

O Laboratório de Enfermagem foi projetado e equipado de acordo com a proposta pedagógica do curso e apresenta um ambiente confortável para o desenvolvimento de trabalho/estudos. Atende às necessidades das aulas práticas das disciplinas profissionalizantes com todas as medidas necessárias de biossegurança, higiene e limpeza. Os alunos realizam suas atividades práticas em manequins simuladores, materiais de apoio e suporte para as aulas no laboratório, organizados em armários, conforme a necessidade de cada disciplina profissionalizante.
Outro diferencial do curso é proporcionar uma rede de instituições de saúde conveniadas para a realização das disciplinas práticas e estágios dos alunos do curso: UBS, UPAS, hospitais públicos, filantrópicos e privados.

Perfil do Aluno

Pessoa com facilidade de comunicação e disposta a enfrentar uma intensa rotina de trabalho; que tenha facilidade para trabalhar em equipe; habilidades de liderança; dedicada; participativa; com equilíbrio emocional e sensibilidade para atuar com questões emocionais e sociais, pois lida com pessoas em diversas etapas da vida no processo saúde e doença.

O Profissional

Além da competência técnica e do conhecimento científico e prático, os empregadores buscam e valorizam uma série de outras características quando procuram um enfermeiro. São elas: proatividade; espírito de equipe; motivação; comprometimento; empreendedorismo; criatividade; respeito ético e legal; postura e apresentação pessoal adequada e empatia, pois é preciso sentir o que sente o outro, se estivéssemos na posição dele.

Hoje se busca um enfermeiro com liderança, que sabe conduzir uma equipe para o alcance de resultados e usa ferramentas adequadas de gestão. Com postura e apresentação adequada diante de fatos e clientes, respeito ético, caráter, que trabalha em equipe e valoriza cada participação e acima de tudo, que tenha empatia.

O Mercado

O mercado de trabalho encontra-se em um momento muito favorável para o enfermeiro. As áreas de atuação são amplas e diversificadas dando a oportunidade de atuar com pessoas nos diferentes ciclos da vida , assim como em atividades administrativas, de auditorias, fiscalização, controles, áreas de prevenção e promoção da saúde e de empreendedorismo. Outra área de atuação que vem crescendo é a de Estratégias de Saúde da Família, programa do governo federal que está sempre selecionando enfermeiros. Os convênios de saúde também apresentam oportunidades com vagas em auditoria.

Palavra do Coordenador

O curso de Enfermagem da Tuiuti completa 20 anos em 2017 e ao longo desse caminho construímos uma história de compromisso técnico e ético, com a assistência e gestão de Enfermagem no município e fora dele. Graças ao trabalho competente e responsável de nossos docentes temos um curso reconhecido pelo MEC e pelo mercado de trabalho.
Buscamos conscientizar nossos alunos de que eles fazem parte da construção do curso e que o compromisso deles com a futura profissão se dá desde o primeiro dia de aula.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Sandra Maria da Silva Leite

Investimento

  • R$ 883,50

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

  • R$ 983,25

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Sandra Maria da Silva Leite
Telefone: (41) 3331-7873
Email: sandra.leite@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]