Bacharelado

Design - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

A evidente competitividade no mercado atual exige competência para poder apresentar novidades. É necessário estar habilitado para o desenvolvimento de novos produtos; ter acesso as matérias primas junto aos fornecedores; manter atualizadas as relações com os clientes e com as empresas. Enfim, os profissionais que atuam na área do Design dependem de um conhecimento teórico-prático diferenciado sobre os diversos segmentos envolvidos. Exige-se, portanto, criatividade para o desenvolvimento de projetos viáveis, mas também a articulação que permita atender às permanentes demandas do mercado.
Cada vez menos nacional e mais global, o setor criativo convive com uma procura relativamente homogênea no que diz respeito as preferências dos consumidores. A própria abertura das fronteiras comerciais que desencadearam um volume maior de produtos disponíveis no mercado resultou também no aumento da exigência. Desse modo, ampliou-se a necessidade de profissionais que atendam as demandas da qualidade e da agilidade. Consequentemente compreende-se que essa situação exige uma reeducação não apenas de modo regional ou nacional, mas sim global. O profissional deve estar atento as diferentes formas de cultura, de modo que seja capaz de atender a amplitude do mercado atual, pautado inclusive por inúmeras etapas em sua cadeia produtiva.
Vale acrescentar que a área de atuação do designer também é permeada por embates e questionamentos de senso comum, mas outros impostos mídia. Sob esse aspecto, o Curso de Design da Universidade Tuiuti do Paraná estimula reflexões sobre o próprio campo do Design na contemporaneidade. Debates promovem, além das questões técnicas, outros aspectos relacionados com questões estéticas, sobre a importância dos avanços da tecnologia, das transformações sociais e dos estilos de vida do homem que já vive o século XXI. Essa dinamicidade do setor produtivo e das demandas da sociedade são determinantes na estruturação do curso que visa formar profissionais capazes de desenvolver as atividades inerentes à área do Design, priorizando a ação inovadora e transformadora, mas alinhada às alternativas tecnológicas que otimizam e coincidem com o ritmo das demandas na atualidade.
O Curso de Design privilegia como princípio orientador, o pensamento crítico e o desenvolvimento da visão reflexiva do estudante, a atenção às demandas sócio-ambientais, culturais e econômicas. Em consonância com os objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o curso visa a instituir diferencial acadêmico, trazendo o aporte das tecnologias e inovações metodológicas para o processo de ensino e aprendizagem.

• Dados Legais:
Avaliação de Regulação: curso a ser avaliado

GRADE CURRICULAR – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais

Tour virtual 

Estrutura

Escritório de Design
O Curso Superior de Tecnologia em Design , conforme já citado, conta com um Escritório de Design cuja finalidade é capacitar o corpo discente para a prática profissional, mas também prestar serviços à própria UTP e à comunidade. Esse relacionamento que colabora para relação com o mercado de trabalho, conta com um professor responsável, professores permanentes e estagiários que recebem bolsa trabalho. Os estágios supervisionados obrigatórios do Curso de Design, quando realizados na Instituição, são operacionalizados por meio do próprio Escritório de Design.

Laboratório de Ergonomia cuja finalidade é oportunizar os meios para pesquisa, experimentação, representação e produção de projetos desenvolvidos no decorrer do Curso; promover aprendizagem do uso correto de máquinas, ferramentas e demais instrumentos de trabalho do designer; proporcionar condições de aplicação de metodologias adequadas aos processos de concepção, configuração, representação e produção.

Salas de Desenho: As salas de Desenho destinam-se ao trabalho específico das disciplinas de iniciação às suas técnicas básicas. Nelas há pranchetas próprias para a atividade que proporcionam conforto, adequação da postura, além de espaço apropriado para desenvolver trabalhos em grandes formatos – A3.

Laboratório de Confecção cuja finalidade é oportunizar os meios para pesquisa, experimentação, representação e produção de projetos desenvolvidos no decorrer do Curso; promover aprendizagem do uso correto de máquinas, ferramentas e demais instrumentos de trabalho do designer; proporcionar condições de aplicação de metodologias adequadas aos processos de concepção, configuração, representação e produção de Moda. Do mesmo modo, o Laboratório de Confecção e o Laboratório de Química.

Modelaria : Com o objetivo de oportunizar meios para desenvolver pesquisas, experimentações, representações e produções de projetos, a Modelaria disponibilizada aos estudantes amplia as possibilidades de promoção da aprendizagem e modo correto de manusear equipamentos.

Laboratório de Experiência de Consumo
O desenvolvimento tecnológico, em especial de ferramentas de comunicação digital, vinculadas às práticas de consumo, resulta em desafio permanente aos setores atacadista e varejista que devem, consequentemente, planejar e executar ações de trade marketing eficientes. Voltada à essa questão, a Universidade Tuiuti do Paraná criou o Laboratório de Experiências de Consumo, o qual foca redes varejistas objetivando, em especial:
•planejar e executar ações de visual merchandising;
•realizar pesquisas de comportamento do consumidor;
•criação e execução de ações de comunicação no ponto de venda;
•planejar a distribuição e disposição de produtos;
•entender os mecanismos existentes no ambiente de varejo como área de circulação, e pontos de visibilidade;
•realizar a exposição de produções acadêmicas;
•produzir eventos nos cursos com lançamento de produtos.
O objetivo desse Laboratório é oferecer aos estudantes um ambiente para prática de diversas disciplinas que possuem relação direta ou indireta com o setor varejista. O espaço dispõe de três segmentos distintos: comércio de vestuário, supermercado e drogaria. Os ambientes simulam um ambiente de venda com mobiliário e equipamentos específicos de varejo.

Estúdio de Fotografia:
O Laboratório de Som e Imagem da UTP, que compreendem atividades de rádio, de televisão e de fotografia também dão apoio ao processo de ensino/aprendizagem aos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Design

Ateliê de Fotogravura
A Universidade Tuiuti do Paraná conta com um Ateliê de Fotogravura que se destina ao trabalho complementar das disciplinas de Design de Superfícies, Fotografia e Projetos Interdisciplinares. Esse espaço permite oferecer suporte para montagem de peças, colagem de papel e estudos de textura através da pintura.

Laboratórios de Informática

Perfil do Aluno

O futuro Designer deve reunir a vontade pragmática do realizador; a liberdade criativa, o espírito e a sensibilidade do artista e o papel crítico e responsável do cidadão consciente de sua dimensão social.

O Profissional

O profissional formado pela Universidade Tuiuti do Paraná deve dominar os fundamentos teóricos, saber como explorar os materiais, encontrar as soluções que equilibrem os aspectos técnicos, estéticos e de comunicação dos produtos que cria. Sensível às necessidades humanas, o designer Gráfico deve ser capaz de materializar conceitos inovadores e, a partir deles, gerar novos comportamentos culturais; interpretar fenômenos mercadológicos; e, interagir com outras áreas do conhecimento. Preocupado com os aspectos sócio-econômico-culturais de sua região e de seu país, esse profissional também deve estar atento acerca das informações sobre novas tecnologias, materiais e mudanças no comportamento do consumidor e do mercado, assim como ter espírito de liderança para trabalhos em equipe, que envolvam ou não profissionais de outras áreas.
O curso busca manter seu currículo consonante ao perfil do profissional requerido. Ora pela ótica da dinâmica de mercado de trabalho ora correspondendo às duas ordens de exigências já ressaltadas como objetivos: conhecimento e informação. Associa-se ainda, a busca pelo permanente aprimoramento da prática atrelada à ética e cidadania.

O Mercado

O mercado de trabalho busca profissionais que usem elementos de diferenciação e inovação na concepção de produtos e serviços, na identidade visual e na comunicação digital, aperfeiçoando a produção e reduzindo custos, criando novos artefatos, fazendo adequações às necessidades do mercado. Neste contexto o Design amplia a competitividade, agrega valor, cria oportunidades e permite que as empresas aumentem seu capital, conquistando a empatia do público, melhorando suas experiências de consumo, respeitando o meio ambiente e o planeta.
Com o aparecimento das novas mídias e a importância do fortalecimento das marcas, o mercado para o designer está em alta. O profissional tem papel essencial no planejamento estratégico de qualquer organização. Ele contribui no fortalecimento da imagem, nos processos de gestão e produção, na produtividade e, principalmente, no relacionamento entre os materiais desenvolvidos e seus consumidores/usuários.
As melhores oportunidades ainda estão no Sul e Sudeste, mas há carência desse tipo de profissional em todo o país.

Palavra do Coordenador

No curso Design você vai encontrar um ambiente acolhedor e humano. Os professores atuam no mercado de trabalho, em escritórios próprios, como consultores e/ou autônomos e/ou desenvolvem pesquisas científicas em cursos de doutorado em design, além de participarem de congressos e eventos na área.
A aplicação da teoria relacionada ao design em atividades práticas é a tônica do nosso curso, por meio de recursos materiais (infraestrutura: livros, equipamentos e materiais gráficos) e recursos humanos (professores, funcionários, profissionais convidados e ex-alunos).
É importante que você, futuro aluno, compreenda que o processo de Design envolve todo o fazer profissional, não apenas a parte projetual. Desde a detecção de problemas, até o acompanhamento dos materiais executados e a posterior avaliação do próprio processo de Design.

Tem alguma dúvida sobre o curso?

Entre em contato comigo!
Scheila Fatima Giacomazzi Camargo
scheila.camargo1@utp.br

Investimento

  • R$ 902,50

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Scheila Fatima Giacomazzi Camargo
Telefone: (41) 3331-8111
Email: scheila.camargo1@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]