O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP está entre os mais bem avaliados do Brasil, no último ENADE. Foi o único de Curitiba a obter nota máxima (5), no penúltimo ENADE, o que representa a melhor colocação entre as instituições particulares do país.
Durante a formação, o aluno é estimulado a atuar de forma consciente e criativa, a voltar-se à pesquisa e ao aperfeiçoamento nas áreas de competência profissional: da bioarquitetura e sustentabilidade ao restauro; dos projetos de grande porte aos destinados à habitação social e da arquitetura de interiores ao paisagismo. Estrutura-se num propósito humanista, buscando a consciência do trabalho em prol da qualidade de vida do homem e o equilíbrio do meio-ambiente natural.
Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 286, de 21.12.12
Publicado no DOU nº 249 em 27.12.2012
Avaliação de Regulação: conceitos “MB, B, B”
GRADE CURRICULAR – Manhã – saiba mais
GRADE CURRICULAR – Noite – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais


Nos laboratórios, o aluno conta com ferramentas atuais de produção e criação como softwares de Modelagem de Informações da Construção (Tecnologia BIM) e experimentações com equipamentos e dispositivos de realidade aumentada.
No Escritório Modelo de Arquitetura – EMAU, o acadêmico é incentivado a participar de atividades práticas, em contato com a comunidade. O exercício prepara-o para a realidade do mercado e fortalece a vivência comunitária e a responsabilidade social. O incentivo se dá pela divulgação e disponibilidade dos espaços e equipamentos do escritório para o desenvolvimento dos trabalhos, bem como da assessoria constante dos professores que fazem parte da equipe. A grande demanda do escritório está na elaboração de projetos para a população de menor renda. De modo geral, as pessoas atendidas são mutuários da COHAB ou necessitam do projeto para se cadastrar no programa ou na Caixa Econômica Federal. Na prática, o aluno desenvolve projetos de pequenas residências (máximo 70 m2, em conformidade com o Programa Casa Fácil) e executa o trabalho com a mesma formalidade e seriedade de um escritório real.
O futuro Arquiteto e Urbanista deve reunir a vontade pragmática do realizador; a liberdade criativa, o espírito e a sensívebilidade do artista e o papel crítico e responsável do cidadão consciente de sua dimensão social.
A formação multifacetada do Arquiteto e Urbanista deverá habilitá-lo para a atuação profissional em uma realidade dinâmica, em sintonia com as demandas e tendências da área e do mercado de trabalho, desde a escala do objeto no espaço construído até as relações do indivíduo com a sociedade, a cidade e o meio ambiente.
O vínculo forte com as manifestações culturais e com o comportamento dos grupos sociais proporciona ao profissional um mercado de trabalho amplo e diversificado, com inúmeras possibilidades de atuação. Entre as possíveis áreas está o setor público, com obras de arquitetura, restauro, infraestrutura e urbanização. No setor privado, a inserção profissional pode ocorrer de forma autônoma, vinculada a escritórios, construtoras ou incorporadoras e até mesmo à atuação acadêmica, produção cultural e gestão pública. Na atualidade, o Arquiteto e Urbanista mantém a condição de maior agente transformador do espaço urbano.
Quer saber mais sobre o curso? Estamos à disposição para atendê-lo na coordenação e sanar suas eventuais dúvidas. O relacionamento é o nosso principal diferencial.
Venha e seja muito bem-vindo!
Samantha Manfroni Filipin Rovigatti
FINANCIAMENTO E BOLSAS
A UTP oferece facilidades para o aluno manter as parcelas em dia. Confira abaixo as opções de financiamento e bolsas para você: