Bacharelado

Odontologia - Presencial

Apresentação do Curso

O Curso

Aquela imagem romanceada da profissão de tirador de dentes deu lugar a uma importante função ligada à saúde pública. Zelar pela estética e higiene bucal e promover a saúde como um todo é atribuição de quem se forma em Odontologia. Profissional que se tornou peça chave para a Organização Mundial da Saúde.
A experiência dos professores e a infraestrutura tornam o curso de Odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP um dos que oferece a melhor formação e vivência clínica para o aluno. Durante o curso, ele estuda todo o sistema estomatognático e estruturas relacionadas a ele, atuando de forma a harmonizá-los adequadamente. A estrutura curricular conta com disciplinas que dão aporte científico ao aluno, bem como nas diversas subáreas da Odontologia. O exercício do conhecimento e o aprimoramento da habilidade manual ocorrem nas atividades práticas de laboratórios e clínicas.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 824 de 30/12/14
Publicado no D.O.U nº 01 em 02/01/2015
Avaliação de Regulação: conceito “4”

GRADE CURRICULAR – saiba mais
PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais
EMENTA – saiba mais

Tour virtual 

Estrutura

A clínica-escola de Odontologia da Tuiuti atende em média 1.200 pessoas por mês e realiza cerca de 8.000 procedimentos mensais. Esse universo de atendimentos garante que, além do aprendizado prático e teórico, os alunos saibam lidar com os pacientes como um todo. As modalidades clínicas oferecidas são: Dentística Restauradora, Clínica Infantil, Prótese, Saúde Coletiva, Radiologia e Imaginologia, Periodontia, Endodontia, Ortodontia, Cirurgia e Implantodontia, além dos Estágios Supervisionados onde o aluno desempenha a Odontologia Integrada.
O Centro de Diagnóstico e Tratamento da Articulação Têmporo-Mandibular e Alterações Dento-Faciais Funcionais é um diferencial nosso e oferece qualidade no atendimento à população e supri as necessidades sociais e acadêmicas dos alunos de Odontologia da Tuiuti.

A Universidade Tuiuti oferece também o CDATM (Centro de Diagnóstico e Tratamento da Articulação Têmporo Mandibular) e por meio deste vem desenvolvendo um trabalho de estudos, extensão, pesquisa e formação profissional na área das disfunções têmporo-mandibulares e dores oro-faciais nos mais variados segmentos, com professores de renome nacionais e internacionais no sentido de dar qualidade ao atendimento à população de nossa cidade e suprir as necessidades acadêmicas e sociais.

 

banner_CDATM

Perfil do Aluno

Pessoas que gostam de cuidar de outras pessoas, com poder de concentração, pacientes e detalhistas. “A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam: os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge” – autor desconhecido.

O Profissional

O profissional recém-formado necessita de um perfil generalista, atuante nos diversos cenários de trabalho, seja como profissional liberal ou dentro do Sistema Único de Saúde. Deve saber relacionar-se com todos os atores do processo, sejam colegas, pacientes, colaboradores, empresários do ramo e ter conhecimento amplo da área e de assuntos globalizados. Atualizar-se constantemente e estar sempre disposto a aprender.

O Mercado

O mercado de trabalho hoje é um desafio. Para obter sucesso não basta que o profissional seja apenas um bom prático e tenha o conhecimento científico. Ele deve se interar das ações de divulgação e marketing de sua marca ou empresa e estar atento às variações da Economia.
O profissional poderá atuar como profissional liberal em clínica geral e especialidades; em corpo clínico hospitalar (cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, pacientes portadores de necessidades especiais, estomatologia e odontogeriatria); em empresas privadas – regime C.L.T. e no funcionalismo público, mediante concurso público. Outras funções: consultorias em e para planos de saúde; magistério superior; laboratórios de anatomopatologia e ONGs.
No Brasil, estão 19% dos dentistas do mundo. O dado é do livro “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro”, do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde. Apesar dos números, a má distribuição de dentistas no Brasil mantém uma grande parcela da população sem acesso à saúde bucal e a carreira ainda tem muito espaço para crescer para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Curiosidade – Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia floral, homeopatia, laserterapia, além da harmonização facial funcional e estética.

Palavra do Coordenador

Temos orgulho do nosso trabalho. Estamos no caminho certo. Como temos certeza disso? Acompanhando a história dos nossos ex-alunos e o retorno de empresários que citam nossa escola como uma das que melhor forma o cirurgião dentista. Se você tem dúvida, pergunte pra quem já fez ODONTOLOGIA UTP!

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Natanael Henrique Ribeiro Mattos

Investimento

  • R$ 2690,40

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2022.

Coordenação

Coordenador: Natanael Henrique Ribeiro Mattos
Telefone: (41) 3331-7855
Email: natanael.mattos@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]