Bacharelado

Jornalismo

Apresentação do Curso

O Curso

O curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP está entre os mais tradicionais de Curitiba. Com mais de 20 anos, tem sua matriz curricular formada por disciplinas práticas nas diferentes atuações do jornalista como televisão, rádio, jornal, produção de documentários, meios impressos e assessoria de imprensa, além do foco na comunicação digital, que se mostra um campo promissor de atuação.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 707 de 18/12/2013
Publicado no D.O.U nº 246 em 19/12/2013
Avaliação de Regulação: conceitos “MB, MB, MB”

GRADE CURRICULAR – saiba mais

PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

 

Estrutura

Para o desenvolvimento pleno dos alunos, a Tuiuti oferece laboratórios com softwares específicos, estúdios de televisão, rádio e fotografia e ilhas de edição para produção acadêmica. Além da estrutura que permite o desenvolvimento profissional completo do aluno, o curso possui professores com formação e experiência nas áreas em que atuam (mais de 90% deles são mestres e doutores e lecionam, inclusive, no Mestrado e Doutorado em Comunicação que a universidade oferece).
Os alunos podem praticar o que aprendem no Núcleo de Comunicação – NCom, que reúne as agências experimentais de Publicidade e Propaganda, Núcleo de Rádio e TV e Núcleo de Estudos de Mercado e Pesquisa de Opinião, pioneiro nesse serviço na área acadêmica. As agências do Núcleo oferecem diversos serviços às comunidades interna e externa da Tuiuti. Com a supervisão de professores, os acadêmicos produzem ainda um programa de televisão semanal, programas de rádio e eventos acadêmicos como o Festival de Documentários e os Bastidores da Profissão, que aproximam os alunos do mercado e seus desafios.

Perfil do Aluno

Para ser um bom jornalista é preciso ter espírito investigativo, ser curioso e buscar a verdade dos fatos. O aluno deve se comunicativo e proativo. Outras habilidades fundamentais são o domínio da língua portuguesa e o gosto pela redação, afinal, escrever será uma das tarefas mais praticadas durante o curso. O perfil do aluno se completa com o interesse social e no mundo contemporâneo, por isso, praticar a leitura e a busca constante pelo conhecimento são fatores que favorecem o desenvolvimento profissional do futuro jornalista.

O Profissional

O futuro jornalista deve estar preparado para assumir várias funções e isso implica em renovação constante dos conhecimentos. Os meios de comunicação mudam a cada dia e se inserem num cenário em que a tecnologia exige muito mais do profissional, por isso, ele deverá dominar a linguagem das novas mídias para comunicar de forma mais eficiente, sem esquecer que os leitores também emitem suas opiniões e compartilham as notícias que são relevantes em suas vidas. Conquistar relevância ao comunicar os fatos, talvez, seja o maior desafio para os futuros profissionais.

O Mercado

A Tuiuti se orgulha de ter profissionais formados e atuando nas maiores empresas de comunicação do Paraná. Para isso, não apenas a formação é necessária, mas, a determinação e o foco são características profissionais e isso pode ser desenvolvido durante o curso em atividades extraclasse. É fundamental que o aluno esteja preparado para as dinâmicas do mercado, no momento em que as mídias digitais ganham força e presença entre as formas de projeção da notícia, por outro lado, os meios tradicionais como rádio e televisão estão em fase de aproximação com novos formatos de produção e veiculação jornalística. Um profissional que consiga fazer o diálogo entre o novo e o tradicional será diferenciado nessa hora. Vale ressaltar que não apenas questões tecnológicas implicam nesse momento de mudança, mas, mudanças de linguagem na hora de adaptar a notícia para os diferentes formatos. Em outras palavras, o jornalista passou a ser um profissional multimídia ou multiplataforma. Sua função deixou de ser a escrita e a apresentação da notícia para a gestão da informação jornalística, o que necessita um olhar geral sobre o processo de comunicação e seus inúmeros interlocutores.

Palavra do Coordenador

Venha fazer parte do nosso curso. Desde o primeiro período você vai participar de atividades práticas e teóricas e vai vivenciar como é o dia a dia do jornalista. Aqui, o ambiente de aprendizado tem muita amizade e conhecimento proporcional à sua vontade de crescer. Deixe que a Tuiuti seja a sua universidade e realize aqui seu sonho de ser um agente transformador na sociedade, formador de opinião e exemplo para as futuras gerações.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Fabio Luiz Witzki

Investimento

  • R$ 1032,65

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2020.

Coordenação

Coordenador: Fabio Luiz Witzki
Telefone: (41) 3331-7751
Email: fabio.witzki@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]