Bacharelado

Engenharia Mecânica

Apresentação do Curso

O Curso

O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP oferece a engenharia plena e tem a vocação de formar profissionais capazes de se adequar às mudanças tecnológicas, sociais e do mercado de trabalho. Uma equipe qualificada de professores, uma grade curricular moderna e constantemente atualizada, laboratórios adequados ao ensino prático e convênios de cooperação técnica com várias indústrias do setor diferenciam o curso da Tuiuti.
A universidade é focada no ensino por competências, tendo uma ampla infraestrutura que permite ao aluno aliar a prática à teoria. Os laboratórios estão passando por remodelação e foram adquiridos novos equipamentos (um centro de usinagem e um torno CNC didático) importados da Áustria.

Equipe de Mini-Baja – Oferece um cenário real de trabalho e possibilita que os alunos projetem, calculem, construam e testem veículos off-road. Desde o primeiro período do curso, o aluno já começa a trabalhar na simulação de um projeto profissional real, onde terá que competir com outras escolas de engenharia do Brasil e do mundo.
Fórmula Renault – Em um cenário altamente competitivo, os alunos aprendem a trabalhar unidos, de forma organizada, utilizando conceitos da engenharia e recursos de última geração. A experiência da equipe da UTP é inédita no Brasil e já obteve algumas vitórias na frente de equipes profissionais.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 286, de 21/12/12
Publicado no DOU nº 249 em 27.12.2012
Avaliação de Regulação: conceito “4”

GRADE CURRICULAR – saiba mais

PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

Perfil do Aluno

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica devem estar dispostos a solucionar problemas usando a ciência e a tecnologia aplicada. Pessoas com facilidade para matemática e física e interessadas em entender o mecanismo das coisas. Que gostem de estudar e dedicadas.

O Profissional

O Engenheiro Mecânico é o profissional responsável pelo projeto, instalação, manutenção e otimização de equipamentos e produtos. Ele desenvolve e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos e eletromecânicos. É capaz de projetar e executar projetos estruturais e de elementos de máquinas, tais como: transmissões por engrenagens por correntes e por correias, cabos de aço, eixos de transmissão, rolamentos e mancais, parafusos de potência e de fixação, uniões permanentes por meio de soldas ou por meio de adesivos etc.
A atuação é ampla e pode ser no âmbito industrial, empresarial ou como autônomo. Exerce função desde o desenvolvimento de produto e processo, nas fases de produção, até o pós-venda. Controla sistemas produtivos, elaborando procedimentos e meios de controle, de forma a assegurar as especificações técnicas e qualidade dos produtos e processos. Desempenha atividades referentes a processos mecânicos, máquinas em geral, instalações industriais e mecânicas, equipamentos mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, sistemas de produção de transmissão e de utilização de calor e sistemas de refrigeração e de ar condicionado.

O Mercado

O Mercado de trabalho para o engenheiro mecânico é bastante amplo. As regiões de Curitiba e Metropolitana possuem um grande pólo automotivo e fabril, sendo que o profissional pode atuar nas áreas de Projeto e Desenvolvimento de Produto, Fabricação, Manutenção, Qualidade, Metrologia, Comercial, além de outros setores e atividades relacionados aos produtos e processos. Países como o Canadá, mais acentuadamente na província do Quebec, concedem anualmente centenas de vistos de imigração para engenheiros mecânicos. Profissional fundamental nas indústrias da linha branca, automotiva, aeroespacial e de siderurgia, além de outros setores como alimentício e de serviços.

Palavra do Coordenador

Eu acredito que vivemos em tempos de grande transformação em nossa sociedade e com grandes desafios econômicos. Os recursos estão cada vez mais escassos e limitados, ao passo que a matriz energética global busca novas soluções para substituição dos combustíveis fósseis. A Engenharia deverá enfrentar grandes desafios nos próximos anos, que definirão e influenciarão o futuro mundial. O Brasil por sua vez deverá acompanhar as mudanças globais e assumir o lugar de destaque na América Latina e nos BRICS para poder retomar o crescimento econômico. Neste sentido, os engenheiros terão um papel de destaque nesse contexto.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Alexandre Guilherme de Lara

Investimento

  • R$ 1893,35

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2021.

Coordenação

Coordenador: Alexandre Guilherme de Lara
Telefone: (41) 3331-7712
Email: alexandre.lara1@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

Secretária: Jacqueline Pinheiro
Telefone: 3331-7855

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]