Bacharelado

Direito

Apresentação do Curso

O Curso

O Curso de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP está baseado na formação científica geral e humanista e com ideais da “Promoção Humana”. Com um corpo docente de excelência, inclusive reconhecido pelo MEC com nota máxima e um projeto pedagógico atual e inovador, o curso da Tuiuti oferece o estudo interdisciplinar do Direito comungando-o com inúmeras ciências afins. O método desperta no aluno uma postura crítico-reflexiva sobre a realidade social e os valores do seu tempo, capacitando-o à aplicação do conhecimento jurídico em diversas e inusitadas situações reais, sem descuidar da capacidade técnica para a prevenção e solução extrajudicial dos conflitos.
Outro diferencial importante é o fato do curso conseguir concretizar o aprendizado por meio dos convênios que possui com órgãos públicos como o Tribunal do Júri; mediação no Fórum Descentralizado de Santa Felicidade; atendimento no Juizado Especial Criminal e nas Varas de Família do Foro Central.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 522 de 15/10/2013
Publicado no D.O.U. nº 202 de 17/10/2013
Avaliação de Regulação: conceito “4”

GRADE CURRICULAR – Manhã – saiba mais

GRADE CURRICULAR – Noite – saiba mais

PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO  saiba mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

 

Estrutura

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Tuiuti do Paraná presta atendimento nos órgãos públicos conveniados. O trabalho proporciona aos alunos a visão do Direito a partir de múltiplas práticas relacionadas à área de formação acadêmica, assegurando a abordagem multidisciplinar.

Perfil do Aluno

De uma forma geral, o aluno de Direito deve ter boa desenvoltura ao falar e escrever, rapidez de raciocínio, boa memória, sociabilidade e desembaraço. Também deve ter muita disciplina e dedicação, pois o curso exige muita leitura, além de preciosismo com as palavras e muito estudo.

O Profissional

O profissional formado pela Tuiuti estará apto a aplicar o conhecimento jurídico nas dimensões: político-administrativa (Executivo e Legislativo), judicial (carreiras de Estado: magistratura, ministério público, advocacia pública, defensor público, delegado de política, servidor público), liberal (profissionais liberais, advocacia) e acadêmica (produção e reprodução do saber).
A sociedade democrática necessita de profissionais tecnicamente habilitados, mas, precisa, inclusive, para que a técnica seja eficientemente utilizada, que o conhecimento profissional seja fundamentado na ética e na responsabilidade social. Entre as características, o profissional da atividade jurídica deve: saber (conhecimento cognitivo), fazer (psicomotor, técnica, habilidade) e agir (ética/atitude/afetivo); compreender as ações orientadas por princípios e medir as consequências entre a ética dos princípios e da responsabilidade; desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos; ter sensibilidade em relação às diferenças sócio-culturais para transcender aos domínios do jurídico (cultura jurídica e extrajurídica para atividade profissional e função social); comprometimento com a atuação profissional e a defesa da democracia, os direitos humanos, o meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações e com a conscientização das questões étnicas, multi e interculturais.

O Mercado

O curso jurídico forma profissionais hábeis nas dimensões: político-administrativa: formuladores e realizadores de políticas públicas (Executivo e Legislativo); judicial (carreiras de Estado): magistratura, ministério público, advocacia pública, defensor público, delegado de polícia, servidor público; liberal (advocacia): profissionais liberais de alta qualificação; acadêmica (produção e reprodução do saber): professores com nível de excelência metodológica.
Exame e Selo da OAB – Para exercer a profissão de advogado é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao fim da graduação. A prova tem duas etapas, aplicadas em datas diferentes: uma com 80 questões objetivas (múltipla escolha) e outra prático-profissional, que consiste de uma redação (de peça profissional) e de quatro questões dissertativas, sob a forma de situações-problema.

Palavra do Coordenador

O corpo docente da Faculdade de Direito da UTP, de notável saber e experiência profissional e conduta ilibada, é formado por especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, destacando-se pelas publicações de professores de renome nacional e internacional. São desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, da Procuradoria do Estado, advogados e profissionais liberais altamente qualificados. O corpo docente é conhecedor de sua realidade e de sua importância no meio onde atua e está preparado para ministrar aulas, conduzir pesquisas, orientar monografias e atividades de extensão.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Fabiana Passos de Melo

Investimento

  • R$ 1076,35

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2020.

  • R$ 1124,80

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2020.

Coordenação

Coordenador: Fabiana Passos de Melo
Telefone: (41) 3331-8013
Email: fabiana.melo@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]