Bacharelado

Ciências Contábeis

Apresentação do Curso

O Curso

A profissão de contador foi a primeira regulamentada no Brasil, em 1931. Apesar disso, o curso de Ciências Contábeis continua atual e indispensável no ambiente empresarial: um valioso instrumento de gestão para as empresas e usuários das informações contábeis. O curso de Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP está inserido nesse contexto e forma profissionais aptos a estudar e praticar as funções de planejamento, controle, registro, divulgação e avaliação dos fenômenos econômicos e financeiros, com senso analítico e crítico.
O curso contempla a formação com estímulo ao pensamento crítico, buscando a integração teórica-prática entre conteúdos desenvolvidos em sala de aula e os contextos político, econômico, social e cultural da comunidade, com sólida formação em contabilidade geral e aplicada.
O profissional de Ciências Contábeis formado pela Tuiuti é preparado para apoiar a administração na tomada de decisões e na maximização dos resultados. O desenvolvimento da autonomia do acadêmico torna-o apto à resolução de problemas diários do mundo empresarial.
Uso de metodologias ativas de ensino – Os professores da Tuiuti são constantemente treinados para o uso de metodologias ativas de ensino, o que os conecta com a realidade dos alunos.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 707 de 18/12/2013
Publicado no D.O.U nº 246 em 19/12/2013
Avaliação de Regulação: conceitos “B, B, MB”

GRADE CURRICULAR – saiba mais

PRÁTICA ACADÊMICA – saiba mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO – saiba mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO – saiba mais

 

Perfil do Aluno

A profissão exige uma postura discreta e ética porque trata com dados econômicos e financeiros que, em certas circunstâncias, são de caráter sigiloso.

O Profissional

Os profissionais podem trabalhar em diversos cargos de gestão de empresas, comprometidos com o resultado e com a responsabilidade social. O ambiente para atuação profissional compreende a capacitação para atuar em empresas da iniciativa privada, setor público e terceiro setor, além das possibilidades de ter seu próprio escritório de Contabilidade, atuar como contador autônomo; auditor independente; perito judicial, consultor de empresas e professor.
O profissional executa funções que dão suporte aos processos decisórios e de controladoria, que analisam os ambientes econômico e financeiro nacional e internacional. Com o processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade, o futuro contador estará preparado para atuar em empresas de classe mundial.
Desde os primeiros semestres, o Centro de Aprimoramento de Carreira – Start já busca oportunidades de mercado para os acadêmicos da Tuiuti, demonstrando que os alunos possuem alto grau de empregabilidade.

O Mercado

O crescimento da informatização dos processos transfere ao contador funções de consultoria. A função exige participação cada vez mais intensiva nas decisões de gestão das empresas. Os alunos são preparados para agirem profissionalmente com um olhar de 360º no ambiente empresarial, o que propicia a ocupação de cargos chave nas organizações.
Exame Obrigatório – Para obter o registro profissional e exercer a profissão, o recém-formado deve prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil, obrigatório desde 2011. Para se inscrever na prova é preciso ter concluído o curso ou estar cursando o último ano da graduação em Ciências Contábeis. A maioria absoluta dos alunos da UTP obtém esta certificação antes da conclusão do curso, o que demonstra toda a capacitação técnica adquirida.

Palavra do Coordenador

Nossas crenças e esforços são dirigidos para que nossos alunos tenham o melhor. Aqui você será preparado para os desafios de um mercado competitivo.

Tem alguma dúvida sobre o curso?
Entre em contato comigo!

Prof. Ruben Mendes Matos

Investimento

  • R$ 794,20

    * Valor com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

    Mensalidade de 2020.

Coordenação

Coordenador: Ruben Mendes Matos
Telefone: (41) 3331-7635
Email: ruben.matos@utp.br

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO

COMPARTILHE ESSA PÁGINA:
Fechar [X]