A Universidade Tuiuti do Paraná é uma das 46 instituições de ensino superior de 11 estados brasileiros que integram o consórcio STHEM/Brasil (do inglês, Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics). O objetivo é promover inovações pedagógicas para a melhoria do ensino e da aprendizagem nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática.
Com a iniciativa de preparar os professores para esse novo momento, ocorreram nos anos de 2015, 2016 e 2017 encontros de Capacitação de Docentes do Consórcio STHEM, envolvendo em cada um deles cerca de 200 professores de 50 instituições de ensino de todo o Brasil. Nesses encontros, a Universidade Tuiuti do Paraná foi representada por professores do Núcleo de Apoio Docente – NAD, que atuam desde 2016 como multiplicadores.
O NAD articula os conhecimentos relativos às metodologias ativas e avaliação formativa, objeto da formação STHEM, às políticas educacionais da Universidade Tuiuti do Paraná, que tem como missão a “Promoção Humana”, por intermédio da produção e da transmissão de conhecimento, pelo fomento à cultura e ao progresso científico, para assim contribuir com o desenvolvimento da humanidade.
Sobre o consórcio STHEM/Brasil – Foi criado em 2014, inicialmente com a participação de 19 instituições de ensino superior brasileiras e o Laspau (Academic and Programs for the Americas), organização filiada à Universidade de Harvard, dos EUA. O Laspau tem como meta conectar pessoas e instituições para criar oportunidades que elevem a qualidade e o impacto da educação superior no continente americano (http://www.laspau.harvard.edu/mission-and-vision/).
O objetivo do consórcio, articulado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) de Lorena, está voltado ao desenvolvimento de capital humano, inclusão social e crescimento econômico nos países da América Latina e do Caribe por meio de processos de estímulo à inovação acadêmica e ao aperfeiçoamento da educação superior.
Nomes de destaque em metodologias ativas de aprendizagem, como Eric Mazur e Bennett Goldberg participaram da capacitação de docentes do STHEM Brasil em 2015. Eric Mazur é físico da Universidade de Harvard e o criador da metodologia ativa de aprendizagem denominada peer instruction (http://ericmazur.com/. https://www.physics.harvard.edu/people/facpages/mazur).
Bennett Goldberg é professor da Universidade de Boston, e trabalha com as metodologias Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) e Blended Learning (Aprendizagem Híbrida).
Outros palestrantes importantes nesse encontro sobre Aprendizagem Ativa foram
Anastassis Kozanitis (Active-Learning Teaching Methodologies; How College Students Learn), Willian Bill Ellet (The Case Study Method: Método Estudo de Caso), Michael Sweet (Team-Based Learning: Aprendizagem baseada em equipe) e Anas Chalah (Creating Effective Learning Environments: Professores- Avaliação e Aprendizagem).