PORTAL UTP

XXIII Seminário de Pesquisa e XVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Tuiuti do Paraná traz alunos para o mundo da Pesquisa Científica

Nos dias 29 e 30 de Agosto, aconteceu o XXIII Seminário de Pesquisa e XVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Tuiuti do Paraná. O evento contou com mesas constituídas por professores e alunos sob a coordenação de um professor orientador. Um dos principais objetivos do seminário foi discutir questões sobre a prática de pesquisa na universidade, a integração do conhecimento com a prática de ensino e apresentar à comunidade acadêmica os resultados parciais ou finais dos projetos de pesquisa realizados.


Ana Paula Berberian, professora da graduação em Fonoaudiologia e do programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação, participou do seminário compondo uma das mesas. Para ela, a articulação da pesquisa com a extensão como ensino vem ganhando força: “A pesquisa está se consolidando em nossa Universidade, e essa consolidação é fruto de um trabalho muito árduo que envolve varias partes. O que temos aqui hoje é a evidência desta fase. Um evento que teve participação massiva de alunos, e é pra isso que a gente sempre trabalha, tudo que fazemos é para eles. Estamos muito felizes porque estamos chegando mais perto de atingir o nosso objetivo” conclui a Professora.

Rita Tonocci, Bianca Zeigelboim e Camille Rangel Santos


Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Bianca Zeigelboim, o Seminário de Pesquisa é um espaço de descobertas para os alunos: “Esse é um momento de trocas de informações e de novos conhecimentos, é um estímulo para nosso aluno pensar em desenvolver a pesquisa em nosso programas de pós-graduação. Trabalhamos para plantar a sementinha da iniciação científica, para que tenham a vontade do saber e interesse pela pesquisa, o que é muito importante para nosso professores e alunos” finaliza.

Reitor da Universidade Tuiuti do Paraná, Luiz Guilherme Rangel Santos


Para a aluna participante Jéssica Velez Guzman, a apresentação sobre seu projeto de pesquisa desenvolvido para o TCC do curso de Publicidade e Propaganda, foi uma experiência única “Apresentar meu tema do TCC sobre a marca feminista Puta Peita para os professores e colegas foi uma experiência super produtiva. Na mesa de publicidade, o seminário permitiu um debate sobre questões sociais e como as marcas estão se aproximando cada vez mais dos consumidores”.


A aluna Franciele de Oliveira, estudante do sétimo período de Fonoaudiologia, apresentou sua pesquisa sobre o tema ” Revisão Integrativa em Reabilitação Auditiva em Idosos”. Tendo adentrado no mundo da pesquisa há um ano, se interessou pelo projeto e decidiu participar “Fiz a apresentação do meu artigo nesta edição do seminário de pesquisa e gostei muito. Foi um desafio, principalmente pela parte da leitura de termos científicos. A minha participação foi muito construtiva”.


Todos os trabalhos apresentados no XXIII Seminário de Pesquisa e XVIII Seminário de Iniciação Científica serão publicados na revista cientifica da Universidade Tuiuti “Ciência e Cultura”.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment