PORTAL UTP

Universidade Tuiuti inaugura Centro Integrado de Reabilitação Pós-Covid.

A Universidade Tuiuti do Paraná inaugura hoje (quarta-feira, 05/05) o Centro Integrado de Reabilitação Pós-Covid, o qual visa o tratamento de pacientes com sequelas da Covid – 19. Em um trabalho interdisciplinar de meses da equipe acadêmica da Tuiuti, os atendimentos aos pacientes com sequelas da Covid – 19 serão realizados pelas clínicas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e pelas equipes de Biomedicina e Enfermagem.
Por meio do Centro Integrado, a população curitibana e da Região Metropolitana agendará consultas psicológicas e de sequelas decorrentes do vírus Sars-Cov-2, como por exemplo doenças do sistema respiratório, circulatório, disfagia (dificuldade de deglutição) e disfonia (alteração da voz) e até mesmo na área de odontologia. “Sabemos que a Covid – 19 acomete diversos sistemas do corpo humano decorrente do agravamento da doença. A reabilitação constituída por uma equipe multidisciplinar proporciona ao paciente um tempo de recuperação reduzido no aspecto físico e no psicológico”, afirma o Professor João Henrique Faryniuk – Pró – Reitor Acadêmico e Reitor em Exercício.
Os atendimentos serão realizados pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Tuiuti, sempre com a supervisão dos professores e responsáveis técnicos pelas respectivas clínicas. “Nossos estudantes, assim como os demais profissionais envolvidos nesses atendimentos, poderão exercer seus conhecimentos, técnicas e metodologias nessa patologia relativamente nova. Os estudantes realizarão consultas interdisciplinares, em diversos sistemas do corpo humano, além de ajudar na reabilitação da população”, explica o Pró-Reitor Acadêmico que complementou: “Os nossos alunos aprofundarão seu aprendizado, o desenvolvimento da pesquisa e acima de tudo, demonstrarão o principal pilar da Universidade Tuiuti: a promoção humana, auxiliando a comunidade curitibana e da Região Metropolitana a recuperar a sua qualidade de vida após apresentarem sequelas decorrentes do agravamento da Covid – 19”.

Os atendimentos já estão disponíveis para a população por meio de agendamento no telefone 3331-7861, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h (horários específicos para cada Clínica de Atendimento).