PORTAL UTP

Tuiuti terá programação especial para Dia Nacional de Atenção à Disfagia

No dia 20 de março, foi instituído e criado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, com o objetivo de auxiliar a população a reconhecer a disfagia, alertar sobre o risco dela para a saúde, divulgar medidas de prevenção e orientar sobre o que fazer diante da suspeita do problema.

Idealizada e executada há 5 anos pela fonoaudióloga e professora da Pós-Graduação em Disfagia da Universidade Tuiuti do Paraná Dra. Maria Cristina de Alencar Nunes, a “Ação de Disfagia – Eu Apoio!” este ano contará com a irretocável organização de 21 fonoaudiólogas de instituições no estado do Paraná; uma, em Santa Catarina e uma, em São Paulo. A novidade será a entrega de uma “tag” para todos os pacientes internados informando sobre os sintomas da disfagia e sobre higiene bucal.

A Ação tem como objetivo divulgar aos pacientes, residentes e profissionais da área da saúde, a importância que se deve ter aos sintomas da disfagia, para seu consequente e correto tratamento.

disfagia 4

Barraca da Disfagia – No dia 21 de março, será instalada na área externa da cantina da Tuiuti (Campus Barigui), a Barraca da Disfagia, com produtos para pacientes disfágicos, demonstração do espessante alimentar e entrega de brindes. A ação contará novamente com a parceria da Nestlé, com a presença da nutricionista Victoria Pagliosa (Assessora Técnica Nestlé Health Science). Serão distribuídos ao público durante a campanha um folder explicativo sobre a disfagia, bem como realizadas abordagens com linguagem simples e coloquial sobre a dificuldade de engolir e esclarecimentos das dúvidas existentes.

A disfagia é sintoma de uma doença de base que pode acometer qualquer parte do trato digestivo desde a boca até o estômago e pode causar complicações como a desnutrição, a desidratação e complicações respiratórias.

disfagia 2

disfagia 3Curso – O curso de Especialização em Disfagia – Enfoque em Atuação em Âmbito Hospitalar da UTP oferece aperfeiçoamento teórico-prático em Disfagia, além da melhor compreensão dos diferentes tipos do problema, bem como, conhecimento dos recursos diagnósticos para instrumentalização no atendimento de pacientes hospitalizados ou em home care.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment