PORTAL UTP

Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação promovem rodas de conversa com idosos

Uma das coisas mais prazerosas da vida é sentar-se à roda para uma boa prosa. E, quanto mais experiência de vida mais assunto bom temos para contar, não é mesmo? Então, caso você tenha mais de 60 anos de idade fica o convite para participar da Oficina de Linguagem: Rodas de Conversa na Velhice aqui na Universidade Tuiuti. Os encontros ocorrerão as quartas-feiras, das 13h30 às 15h. Entre os temas que serão abordados estão: Velhice e Processo de Envelhecimento; Idadismo; Participação Social de Pessoas Idosas; Finitude; Morte; e Relações interpessoais.

O objetivo do Programa é promover a saúde, ampliando as possibilidades de interação social. O trabalho é voltado ao compartilhamento de histórias, relatos de experiências pessoais, relatos de casos e causas. Se trata de uma atividade aberta para quem quiser contar, ouvir e registrar histórias, criatividade, liberdade e muita diversão.

Sob a perspectiva do envelhecimento ativo, amplamente divulgada pela Organização Mundial da Saúde, a sociedade encontra-se diante de um duplo desafio, que congrega a necessidade de ultrapassar concepções negativas sobre a velhice e, ao mesmo tempo, otimizar o letramento de idosos.

O enfrentamento desse desafio se associa à viabilização da interação socioverbal. Portanto, este Programa pretende dar voz aos seus participantes idosos, propondo-lhes integrar práticas discursivas de letramento, e mediando a relação que estabelecem com a linguagem oral e escrita, com os outros e com a própria velhice.

Serviço:
Endereço: R. Sidney Antonio Rangel Santos, 238 – Santo Inácio, sala: 3, subsolo do bloco: C.
Inscrição: gratuita, através dos telefones (41) 99644-6794 (Giselle Massi), (41) 99981-0598 (Ana Cristina Guarinello) ou e-mails giselle.massi@utp.br e/ou ana.guarinello@utp.br.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment