PORTAL UTP

Máscaras de tecido. Devo usar?

Diante do cenário de pandemia pela COVID-19, já existe a escassez de EPIs em diversos países, em especial máscaras cirúrgicas. Pensando nisso, o Ministério da Saúde recomenda que máscaras cirúrgicas e máscaras hospitalares (N95/PFF2) sejam priorizadas para os profissionais que atuam em contato direto com pacientes, para garantir a manutenção dos serviços de saúde e a proteção individual destes profissionais.

Com esse cenário, o Ministério da Saúde recomenda que máscaras de tecido sejam usadas individualmente pela população. Segundo o Ministério da Saúde, pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento e diminuição de casos.

Você mesmo pode fazer a sua. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Elas devem ser higienizadas corretamente com água e sabão a cada duas horas de uso.

É importante lembrar que as demais medidas devem continuar na sua rotina. Adote – as e se proteja da COVID-19.

Para mais informações sobre o uso correto de máscaras de tecido, ou passo a passo para sua fabricação, acesse a nota técnica do Ministério da Saúde pelo link.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment