PORTAL UTP

Iniciação Científica muda olhar sob a profissão dos estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná

Nos dias 5 e 6 de novembro, a Universidade Tuiuti do Paraná realiza a 24ª edição do Seminário de Pesquisa e a 19ª edição do Seminário de Iniciação Científica com a participação de alunos e professores da Instituição de Ensino, e, alguns convidados. Em 2018, foram inscritos 86 trabalhos. Dois anos depois, agora em 2020, o número praticamente dobrou com 164 inscritos.

A participação na Iniciação Científica (IC) tem como um dos objetivos a busca pelo amadurecimento teórico e a formação de pesquisadores. Na Tuiuti, a IC é levada muito a sério e o resultado é o crescente número de alunos pesquisadores.

Mariana Silveira Alves, aluna do oitavo período do curso de fonoaudiologia, faz Iniciação Científica há um ano e, segundo ela, o trabalho de pesquisa junto à orientadora Professora Doutora Rita Tonocchi mudou sua vida acadêmica. “Melhorou meu raciocínio. Hoje tenho um entendimento da totalidade da profissão, quando leio um artigo sei como é produzido, como também consigo realizar pesquisas com maior facilidade” afirma Mariana.

O projeto teve início pela conversa de algumas alunas com a professora mencionada a cima e resultou na inscrição do IC titulado Diagnóstico na clínica da linguagem: visão de familiares/cuidadores de sujeitos/ usuários em pacientes em acompanhamento fonoaudiológico.

Mariana ressalta que nesta área da fonoaudiologia, a pesquisa não é muito ampla e por isso acredita que os resultados alcançados por sua equipe farão a diferença, tornando-se um importante referencial teórico.

Outro fator importante citado pela aluna foi o contato mantido com as famílias dos pacientes. “Entender o cenário em que ele está inserido faz toda diferença no diagnóstico e nas ações para o tratamento, por outro lado, o aluno percebe-se inserido em um processo mais humanizado”, finaliza.

Em 2020, os Seminários de Pesquisa e de Iniciação Científica acontecem 100% no regime remoto (online) devido a Pandemia da Covid- 19.