PORTAL UTP

Espaço Maker Tuiuti traz inovação a diferentes cursos de forma colaborativa

Já pensou em um local de trabalho colaborativo com o objetivo de propiciar um ambiente de criatividade voltado a inovação, educação, criação e colaboração? Assim surgiu o Espaço Maker Tuiuti. Com o objetivo de fornecer estímulos à projetos de impacto local e global através de uma plataforma de aprendizagem de empoderamento,o nome faz alusão à cultura “Maker” (ato de criar e executar ideias através de suas próprias mãos). Segundo o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Alexandre Lara, o Espaço Maker (ainda em fase de implantação), foi pensado para ser um local que possibilite a materialização de projetos com o uso de diferentes metodologias e materiais voltados à inovação.

Espaço Maker em preparação

Entre as ferramentas, o Maker contará com o laboratório de fabricação Clean (produção que não gera resíduo) e com equipamento 3D Hyper Clean, impressora 3D que faz parte do Projeto de Pesquisa em Manufatura Aditiva e está sendo construída pelos alunos de Engenharia Mecânica, exclusivamente para o uso dos alunos no Espaço Maker. O equipamento possui uma mesa aquecida, estrutura de alumínio e capacidade de impressão de 200x200x300mm. As partes plásticas foram impressas com a impressora 3D Creality, adquirida pela Universidade no início do ano. “Hoje temos o projeto de iniciação cientifica voltado para a HyperCube. Estou finalizando a montagem da primeira impressora, e após isso iremos fazer estudos para melhoria da mesma. Ela irá fazer parte do Espaço Maker e os alunos poderão utilizá-la livremente”, explicou Icaro Horvath – aluno que está a frente do projeto.

Além das peças comumente encontradas no mercado, várias partes da HyperCube são feitas na outra impressora 3D da Universidade, e quando ela estiver pronta poderá imprimir peças para a HybeCube, e assim por diante. “A essência do projeto é, não só construir, mas documentar a construção das impressoras para que no futuro a universidade ou os alunos que queiram construir a sua impressora possam ter acesso aos projetos, vídeos e manuais de construção, possam até usar a impressora da Universidade para imprimir as peças que precisarem”.

O aluno Icaro Horvath – aluno que está a frente do projeto HybeCube

A impressão 3D é um processo Disruptor, e está reformulando o modo como vemos os produtos, possibilitando uma ideia de sair do desenho para a realidade em questão de horas e com baixo custo. Fornecer o acesso a essa tecnologia aos alunos e professores é a grande função do projeto e do laboratório Espaço Maker. O local também conta com uma Fresa CNC (Controle Numérico Computadorizado) Lab Volt, bancadas de corte e montagem, estação de solda de componentes eletrônicos e arduíno, além de diversas ferramentas para operações manuais.

O Espaço Maker Tuiuti conecta os cursos da Universidade com o mundo da inovação e educação de forma integrada, e pode ser usada por diversas áreas. Com potencial para atuar em diferentes tipos de projetos, tais como os Projetos Interdiscilpinares, dando autonomia e uma visão colaborativa aos estudantes.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment