PORTAL UTP

Docente da Universidade Tuiuti participa de inovação tecnológica na área de Arquitetura

O professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tuiuti Leandro Gilioli, especializado na Itália e fundador da empresa Arte Maggiore Arquitetura e Inovação tecnológica, juntamente com sua equipe vem desenvolvendo projetos de mapeamentos de obras e edificações com scanner a laser.

Esta é a mesma tecnologia utilizada para auxiliar na restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris, após o incêndio em 15 de abril.

A tecnologia é considerada essencial para a conservação de prédios históricos de Curitiba como o Teatro Paiol e o Engenho de Inovação, onde funcionou o Moinho Rebouças. Além do mapeamento, é possível realizar visitas virtuais, análises estruturais, e, ainda, criar um modelo altamente preciso, possibilitando a preservação virtual das edificações.

Segundo Gilioli, há nove meses são feitos testes e experimentos nos mais diversos softwares: “o escaneamento gera uma nuvem de pontos de coordenadas que é na verdade um arquivo genérico. A partir desta informação e dependendo do tipo de projeto podemos usar softwares diferentes. Isto faz com que tudo aquilo que está visível seja digitalizado. Assim, é criado o edifício virtual, de maneira que estará sempre disponível digitalmente”, esclarece.

            O scanner permite ainda a criação de modelos 2D e 3D de imóveis para documentação, a realização de projetos, o monitoramento de estrutura para identificar possíveis desgastes, a documentação e o acompanhamento durante o período de construção, além de realizar a medição de fachadas e edificações sem a necessidade de utilização de andaimes ou escadas.

Leandro e sua equipe acreditam que novas tecnologias venham a dar um novo fôlego para a preservação do patrimônio histórico do Brasil e do mundo. “A possibilidade de planejar maneiras para preserva-los é o principal objetivo”, finaliza.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment