PORTAL UTP

Dia Mundial do Meio Ambiente

Ana Margarida de Leão Taborda*

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, criado pela Organização das Nações Unidas, em 1972, tem por objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, com a participação de todos os setores da sociedade.

A cada ano, a ONU define o país sede e um tema. Em 2019, será na China e o tema escolhido foi “Poluição do Ar”, que norteará os debates sobre a poluição e como ela afeta a nossa saúde e o meio ambiente, bem como as medidas a serem tomadas para diminuir esses efeitos.

Para marcar essa importante data, e destacar o papel da universidade no desenvolvimento das cidades, a Universidade Tuiuti do Paraná, representada, por designação do Magnífico Reitor Luiz Guilherme Rangel Santos, pela Pró-reitora Ana Margarida de Leão Taborda, participou de cerimônia sediada na UTFPr, ocasião em que assinou o “Termo de Entendimento e Lançamento do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental”, que será realizado, pela primeira vez, em Curitiba. O referido documento tem como principais objetivos cooperar, estruturar e apoiar o Congresso, e promover a integração da educação a ações de saneamento e de preservação do meio-ambiente.

Guiada pelo seu princípio institucional: a “Promoção Humana”, e ciente de seu papel na geração e transmissão de conhecimentos e na integração desses dois segmentos por meio do ensino, da pesquisa e extensão, a Universidade Tuiuti do Paraná desenvolve uma série de estratégias visando a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, realizando ações formativas e informativas, bem como a prestação de serviços à comunidade.

Assim, diversos projetos foram desenvolvidos pela IES, tais como o Fórum da Agenda XXI, instalado em 2007; a participação como membro da Comissão Nacional para a RIO+20, em 2012; cursos de formação para docentes, discentes, colaboradores e comunidade externa, entre outros.

No âmbito institucional/administrativo, a gestão dos resíduos e o constante trabalho de educação para a redução de consumo, sobretudo de energia, água e papel, que inclui o reaproveitamento e a reciclagem de materiais e a digitalização de documentos, foram aprimorados e intensificados.

Também desempenham relevante papel nesse processo as parcerias com entes públicos, privados e do Terceiro Setor, entre os quais a Secretaria do Meio-ambiente, o Conselho de Cidadania Empresarial e o Núcleo das Instituições de Ensino da Federação Paranaense da Indústria – FIEP, que, em conjunto com outras instituições, desenvolve projetos e ações de educação ambiental, tendo como documentos orientadores os Objetivos do Milênio e o Pacto Global.

*Ana Margarida de Leão Taborda é pró-reitora de Promoção Humana da Universidade Tuiuti do Paraná.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment