PORTAL UTP

Clínica-escola de Fonoaudiologia da UTP: excelência em indicação e adaptação de aparelhos auditivos

Projeto tem parceria com o SUS e beneficia mais de 1000 pessoas por ano; saiba mais!

Desde o início de 2005, a Clínica-escola de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), faz a indicação e adaptação de aparelhos auditivos para a comunidade. “A aquisição do aparelho não tem custo nenhum para o usuário, pois o SUS preconiza o acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, com idade entre 0 e 120 anos”, explica a responsável pelo projeto na UTP, Milena Iantas.

PROJETO
O projeto atende pacientes que a perda auditiva se enquadra nos critérios da Portaria SAS nº 587 de 07/10/2004, recomendada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a professora Milena, na Universidade Tuiuti o atendimento passa por algumas etapas básicas: o paciente precisa ir até uma Unidade Básica de Saúde, com a carteirinha do SUS. Lá ele é encaminhado para consulta com profissional otorrinolaringologista e faz os exames audiológicos necessários.

Todos os procedimentos são realizados com equipamentos e profissionais adequados. “Na Clínica-escola de Fonoaudiologia da UTP os pacientes são atendidos por alunos supervisionados pelos professores e Fonoaudiólogos profissionais que trabalham lá.”

DISTRIBUIÇÃO
A professora conta que desde o início da parceria, até o ano de 2009, foram efetuadas muitas adequações para atender a população que começava a ter conhecimento sobre a distribuição pelo SUS. “Chegamos a uma média de 120 aparelhos mensalmente e atendíamos a totalidade das solicitações. A partir de outubro de 2010, houve uma restrição no município e a média passou a variar entre 80 e 110 aparelhos mensais”, conta. Atualmente, em média são distribuídos 1150 aparelhos por ano.

BENEFÍCIO QUE TRANSFORMA VIDAS!
A farmacêutica especialista em Homeopatia Cleangela R. Busanello, é filha da dona Renilda Verginia Busanello, de 69 anos, uma das beneficiadas pela distribuição gratuita dos aparelhos auditivos feita pela UTP. Cleangela conta que no segundo semestre de 2015 a mãe foi até uma unidade de saúde próxima para solicitar o aparelho auditivo, lá ela foi encaminhada para a Universidade www.utp, onde fez todos os exames necessários e recebeu o aparelho cerca de nove meses depois da primeira consulta. Segundo Cleangela, desde então a vida da dona Renilda mudou para melhor. “A socialização dela melhorou, sua integração com a família também, pois ela já havia se afastado por não poder participar das conversas e reuniões. Hoje ela é uma pessoa mais feliz e a sua qualidade de vida melhorou muito.”

Gostou da informação? Então compartilhe para que mais pessoas saibam sobre esse projeto bacana da Clínica-escola de Fonoaudiologia da UTP em parceria com o SUS.

4 Comentários

joel costa lima

Ola Meu nome e Joel costa lima, Sou Deficiente auditivo , faz 9 anos que perdi minha audição ,Devido a nos ter problemas financeiros , nunca consegui compra uma aparelho ,
como faço para min adi-quiri um os aparelhos ?

imprensa

Olá Joel! Tudo bem? Você pode entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia pelo número 3331-7816, email:
clinicadefono@utp.br, ou pessoalmente no endereço: Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 – Santo Inacio, Curitiba – PR, 82010-330.

Viviane

Tenho surdez unilateral por conta de um tumor, o SUS disse para esperar a cirurgia para depois ver se é necessário usar o aparelho auditivo, mas já faz 1 ano que espero e enquanto isso sofro com a perda. Tem como me consultar para tentar um aparelho auditivo? Nas entrevistas passo vergonha por não ouvir direito e por conta disso estou desempregada.

imprensa

Olá Viviane! Tudo bem? Você pode entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia pelo número 3331-7816, email:
clinicadefono@utp.br, ou pessoalmente no endereço: Rua Sydnei Antonio Rangel Santos, 245 – Santo Inacio, Curitiba – PR, 82010-330.

Sem comentários

Post a comment