PORTAL UTP

Psicologia: a arte de compreender a mente humana

Com 43 anos de experiência e cerca de 15 mil profissionais formados, o curso de Psicologia da UTP é um dos mais renomados em Curitiba; saiba mais!

O curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná foi um dos primeiros cursos de graduação da UTP, nos tempos que ela ainda era uma faculdade. Inaugurado em 1973, o curso já soma 43 anos de existência e cerca de 15 mil psicólogos formados e espalhados por todo o Brasil.

Segundo o coordenador e professor Milton Magnabosco, o curso de Psicologia da UTP tem a missão de formar profissionais habilitados a atuar em diferentes contextos socioculturais, capazes de refletir criticamente, estruturar diagnósticos, intervir e avaliar situações decorrentes do atendimento ou de intervenções realizadas.

Isso porque, o curso oferece aos alunos a oportunidade de aliar a teoria à prática, por meio de estágios obrigatórios e serviços prestados pela Clínica-Escola e serviços de Psicologia, que possui seis salas de supervisões e dezenove salas de atendimentos sendo:

• 3 de atendimento infantil;
• 1 para crianças em período de latência;
• 1 sala para adolescente;
• 1 sala de ludoterapia com espelho de observação;
• 1 sala para grupo com espelho de observação;
• 12 salas de atendimento para adultos;
• 1 sala de coordenação da Clínica;
• 1 sala para secretariado;
• 1 sala de arquivo;
• 1 sala em forma de miniauditório para supervisão com grupos maiores e eventos proporcionados pela Clínica de Psicologia.

PERFIL PROFISSIONAL
Gostar de trabalhar com pessoas é, sem dúvida, a principal característica que um profissional de Psicologia deve ter. De acordo com o professor, a expectativa é que o aluno da UTP busque uma formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, além de demonstrar interesse em uma ciência que está em constante crescimento, devido ao avanço e evolução do conhecimento.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
“A Psicologia tem uma atuação tão ampla quanto os horizontes do homem. Onde há um homem, há Psicologia”. É assim que o coordenador vê o campo de atuação da área. No entanto, segundo ele, as principais áreas de atuação hoje são:

Clínica em Saúde Mental – atua desde a prevenção até o acompanhamento pós-intervenção;
Psicologia Organizacional – atua em todos os setores da empresa, desde a admissão até a demissão e a recolocação no mercado de trabalho;
Psicologia Escolar, Educacional ou de Aprendizagem – o psicólogo pode estar inserido ou não na escola, atuando com o corpo docente e discente e a comunidade escolar;
Psicologia Comunitária – atua inserido na comunidade, auxiliando no desenvolvimento das pessoas e das organizações comunitárias.

“Há ainda a Psicologia Hospitalar; de Trânsito; Ambiental; a do Esporte e outras mais”, finaliza.

VOCÊ NA UTP!
Gosta de trabalhar com pessoas e a Psicologia é a sua escolha profissional? Então inscreva-se no vestibular agendado da UTP e garanta sua vaga, ainda dá tempo!