PORTAL UTP

Odontologia da UTP: excelência na formação clínica

Com mais de 20 anos de tradição, o curso de Odontologia da UTP é a opção certa para uma carreira de sucesso; saiba mais!

O curso de Odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná foi inaugurado em 1992 e a primeira turma foi concluída em 1996. Após 24 anos, o curso já soma mais de mil profissionais formados e inseridos no mercado de trabalho. Segundo o coordenador, Natanael Henrique Ribeiro Mattos, o principal diferencial do curso de Odontologia da UTP é a excelência na formação clínica dos alunos. “É muito comum recebermos pedidos de transferência de outras universidades, pois os alunos acabam tomando conhecimento de que, aqui na www.utp, a formação clínica é excelente.”

Os alunos de Odontologia podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula por meio das atividades de extensão e do Estágio de Capacitação Profissional e Observacional, ambos realizados no Centro de Diagnóstico e Tratamento da Articulação Têmporo-Mandibular e Alterações Dento-Faciais Funcionais, coordenado pelo professor José Stechman. O Centro é um dos mais conhecidos do Brasil e atende, em média, 30 pacientes por semana.

Além disso, os estudantes ainda têm à disposição a Clínica de Odontologia da UTP, onde é possível atuar nas diversas áreas da Odontologia, como a Odontologia Restauradora, Endodontia, Prótese, Implantes, Ortodontia, Cirurgia e Radiologia. “A Clínica atende mais de 1500 pacientes por mês, além de prestar serviços de Radiologia oferecidos ao SUS”, acrescenta o coordenador.

PERFIL PROFISSIONAL
Para o professor Natanael, o atual perfil do profissional de Odontologia deve ser de um cirurgião dentista generalista, com forte viés na promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, além de estar capacitado a resolver os principais agravos em saúde bucal. “O aluno que pretende ingressar no curso deve ter ciência da responsabilidade de cursar Odontologia e se tornar um profissional competente e atuante na área da saúde. Ele deve ser dedicado ao estudo e à pesquisa, além de desenvolver sua habilidade manual durante o curso.”

ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional de Odontologia pode atuar como autônomo na própria clínica odontológica. Mas, engana-se quem pensa que esse é o único caminho da profissão. Também é possível trabalhar em clínicas multidisciplinares, atuar na docência, na carreira militar e, inclusive, na administração de clínicas odontológicas.

VOCÊ NA UTP
Quer iniciar a sua carreira na Odontologia com o pé direito? Então não perca tempo e garanta a sua vaga em uma universidade que garante qualidade e Promoção Humana na formação. Inscreva-se para o vestibular agendado da UTP!