PORTAL UTP

Curso de Agronomia UTP: conhecimento do plantio à colheita

A agronomia tem a missão de produzir alimentos de qualidade, sempre de olho na sustentabilidade econômica e ambiental; saiba mais!

O curso de Agronomia da Universidade Tuiuti do Paraná tem a missão de formar profissionais preparados para desempenhar atividades em diferentes áreas do setor agropecuário.

Segundo a coordenadora, Ana Luisa Palhano, o curso alia teoria à prática por meio das atividades realizadas na Fazenda-Escola da UTP; em empresas; órgãos de pesquisa; propriedades agrícolas, e os estudantes também são incentivados a desenvolver atividades empreendedoras. “Áreas como agroindústria, meio ambiente e produção de energia são destaques do curso”, comenta.

PERFIL PROFISSIONAL
A Agronomia é a profissão responsável pela produção de alimentos de qualidade, tanto para a alimentação humana quanto para a animal, sempre baseada em conceitos de sustentabilidade econômica e ambiental. Por isso, o profissional precisa ser curioso e atendo às tecnologias, gostar de atividades ao ar livre e ter comprometimento com os impactos socioambientais da profissão. “O estudante de Agronomia deve ser comprometido com o aprendizado dos conceitos teóricos e práticos, além de ter disposição para estágios e atividades de pesquisa dentro e fora da universidade, complementando, assim, a formação dele”, indica Ana Luisa.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Agrônomo pode atuar nas diferentes etapas do processo produtivo agrícola, ou seja, desde o plantio até a colheita, passando pelo processamento das matérias primas nas agroindústrias e comercialização. “Ele pode desenvolver atividades relacionadas à produção animal, no que se refere ao manejo e alimentação dos rebanhos. Além disso, pode desenvolver atividades ligadas à elaboração de projetos agropecuários, gestão de agronegócio, extensão rural, empresas de insumos agrícolas, pesquisa e docência”, explica a coordenadora.

NA PRÁTICA
Para a aluna do 4° período de Agronomia Kamille Adriane Volpato, o principal diferencial do curso da UTP é a preocupação em oferecer uma formação completa em todos os sentidos. “A UTP está sempre muito preocupada em realmente colocar em prática os três pilares que formam uma universidade: ensino, pesquisa e extensão. Contamos sempre com aulas práticas na Fazenda Experimental Pé da Serra e vários projetos de extensão” comenta.

VOCÊ NA UTP!
Gostou do curso de Agronomia? Então não perca tempo, faça a sua inscrição para o vestibular agendado da UTP e garanta a sua vaga!