PORTAL UTP

Curso de Especialização em Urgência e Emergência proporciona visão abrangente sobre situações de crise

O curso de especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência da Universidade Tuiuti do Paraná tem como objetivo capacitar o profissional enfermeiro para coordenação de serviços de urgência e emergência. Temas como: correta abordagem e assistência humanizada fazem parte da grade de disciplinas. Um dos seus diferenciais é que ele reúne os melhore profissionais da área como docentes experientes em gerência e atendimentos de urgência, tanto do pré-hospitalar, hospitalar fixo, quanto no serviço de resgate e transporte aeromédico de Curitiba.

O contato direto dos alunos com pacientes críticos adultos e pediátricos nos seus diferentes ciclos de vida e atendimento a múltiplas vítimas fornece ao estudante a oportunidade de reconhecer os principais aspectos técnicos que norteiam a urgência e a emergência. Isto possibilita ao profissional aplicar os protocolos de atendimento a vítimas de trauma e emergências clínicas conforme os padrões dos cursos Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (ACLS).

Para a Coordenadora do curso Ester Ribas o mercado de trabalho para este campo de atuação é amplo. “O Enfermeiro Emergencista pode atuar em frentes de trabalho como pronto socorro, unidade de pronto atendimento, unidade de terapia intensiva, resgate, transporte aeromédico e gerenciamento de serviços de urgência e emergência”. Ainda de acordo com a Coordenadora o enfermeiro emergencista deve estar preparado para o atendimento das urgências e emergências, pois elas podem acontecer em qualquer lugar. “A pessoa em condição de emergência, quando atendida por um profissional com conhecimento técnico científico, que sabe conduzir a situação de forma adequada, com tomada de decisões rápidas, tem maiores chances de sobrevivência” finaliza.

Esta é a principal diferença do curso para o ganho profissional na área de enfermagem, pois proporciona ao aluno uma visão mais abrangente em situações de crise ou emergência. O público alvo para o curso de especialização em Urgência e Emergência são enfermeiros formados com interesse em atuar nesta área. A modalidade é presencial e tem duração total de 18 meses. Ao final do curso o pós-graduando deverá produzir um artigo ou uma pesquisa com temática relacionada aos conteúdos aplicados e apresentá-lo para a comunidade acadêmica.

0 Comentários

Sem comentários

Post a comment