PORTAL UTP

Grupo de Pesquisa do PPGCom (UTP) participa do encontro de rede nacional de pesquisadores

O Grupo de Pesquisa JOR XXI, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná e liderado pelo Professor Dr. Álvaro Larangeira, participa nesta sexta-feira (18/10) do 4º Seminário da Rede JIM (Jornalismo, Imaginário e Memória).

O encontro será realizado no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), e reunirá pesquisadores de sete grupos de pesquisa dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

A Pesquisa sobre o ano político de 1969 no Brasil pela clipagem do setor de espionagem da Polícia Federal será apresentada pelo Professor Álvaro Laranjeira. “Em 1968, foi elaborado o sumário político do Departamento de Polícia Federal, relatório diário dos acontecimentos políticos no país para o encaminhamento ao Serviço Nacional de Informação (SNI) e distribuição à comunidade de informações. O trabalho apresentará os acontecimentos, em especial os políticos, no Brasil em 1969 sob a clipagem dos agentes da Polícia Federal”, explica Álvaro.

O Professor Tarcis Prado Júnior, Doutor em Comunicação e Linguagens pelo PPGCOM-UTP, também estará participando do evento com sua pesquisa. “Em 1969, no Brasil, quase que despercebido pela mídia da época, o roqueiro Serguei lançou o compacto Alfa Centauro, que anunciava a vinda de uma grande estrela de uma galáxia distante trazendo “paz e amor”. Este, foi analisado em artigo, com o objetivo de delinear o imaginário da época por meio da letra da música, com base em estudos de Max Weber, Juremir Machado da Silva, Meffesoli, entre outros”, comenta o Professor.

Serviço

Data: Sexta-feira (18/10)

Onde: Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ)