A Política de Inovação da Universidade Tuiuti do Paraná é formada por diretrizes e ações voltadas a orientar práticas inovadoras no processo de aprendizagem, processos inovadores na gestão institucional, capacitação docente em metodologias inovadoras, incentivo a inovação no desenvolvimento de tecnologias e ao empreendedorismo, em consonância com a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A Inovação em um conceito mais objetivo é o ato de introduzir algo novo e significativamente diferente. No entanto se for considerada uma visão mais ampla, teremos a inovação como algo novo, seja um produto ou serviço, modelo de negócio, processo ou solução, que parta da criação de novos recursos ou combinação de novos com recursos antigos, que sejam aplicáveis agregando valor, trazendo aumento de produtividade, geração de riquezas ou solucionando problemas. De acordo com o modelo dos 10 tipos de inovação ainda podemos prever Inovações de configuração: Modelo de lucro, Rede, Estrutura, Processo; Inovações de oferta: Desempenho de produto, Sistema de produto; Inovações de experiência:

Serviços, Canal, Marca e Envolvimento do cliente. Esses contextos podem ser aplicados para a criação de inovações radicais e inovações disruptivas que contêm maior potencial de revolucionar o setor, o mercado ou a sociedade.

A Política de Inovação da Tuiuti tem por objetivo guiar e fomentar a inovação junto a todos os atores institucionais e outros atores públicos ou privados, pessoa física ou jurídica, que se relacionam com a Universidade. Mas principalmente associar a inovação no contexto do ensino e aprendizagem, no perfil dos professores, dos alunos, da infraestrutura da universidade e na sua relação com o ecossistema de inovação local, regional, nacional e internacional.