NUPECAMP tem pesquisadores que trabalham com a capacitação de professores das escolas do campo, colabora com secretarias municipais de educação e com a Coordenação da Educação do Campo do estado do Paraná.

As atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas desde 2002 na Linha de Pesquisa – Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores –, na Universidade Tuiuti do Paraná, deram origem ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo.

O grupo acumulou experiência com as pesquisas sobre práticas pedagógicas e Educação do Campo, na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, no Mestrado e recentemente no Doutorado. Em 2010, fruto do intenso debate entre os membros do Grupo, foi criado o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas. Ele agrega pesquisadores egressos do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal do Paraná, Universidade de São Paulo entre outras, doutorandos, alunos de Iniciação Científica e de Trabalhos de Final de Curso (TCC).

É fruto do debate com os egressos do mestrado em Educação, orientandos de mestrado, de iniciação científica, e com pesquisadores de outras instituições. Fruto, também, da pesquisa sobre os conteúdos das teses e dissertações, defendidas no período de 1987 a 2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação, que versaram sobre educação e movimentos sociais, com financiamento do CNPq, modalidade Produtividade em Pesquisa.

Nos últimos anos o Núcleo tem sido marcado pela presença de pesquisadores que se interessam pela investigação da Educação do Campo, Educação Rural, e Práticas Pedagógicas.

Como desdobramento das atividades do NUPECAMP destaca-se a criação da disciplina Educação do Campo em 2007 na graduação em Pedagogia, e sua incorporação como obrigatória no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. Também, no Mestrado em Educação foi criada a disciplina Educação do Campo: políticas e práticas educacionais no ano de 2009. Em 2010, está sendo ofertado o Seminário Avançado em Educação e Movimentos Sociais: lutas por escola pública no Brasil, como atividade do Doutorado em Educação. Há interesse de pesquisadores em investigar a área de Educação do campo. No ano de 2015 o núcleo conta com 20 dissertações e 4 teses de doutorado concluídas. Além disso, temos 15 pesquisas em andamento, sendo 8 teses de doutorado, em diversas temáticas que discutem a Educação do Campo, ou fazem aproximações com as preocupações do Movimento Nacional da Educação do Campo.

O NUPECAMP, coordenado pela Profa. Dra. Maria Antônia de Souza, tem pesquisadores que trabalham com a capacitação de professores das escolas do campo, colabora com secretarias municipais de educação e com a Coordenação da Educação do Campo, do estado do Paraná.

Os objetivos do NUPECAMP são:

  • Contextualizar as lutas da Educação do Campo nos movimentos sociais do campo.
  • Investigar as contradições que permeiam a prática e a política da Educação do Campo.
  • Discutir aspectos teórico-metodológicos da Educação do Campo e aspectos pedagógicos e políticos.
  • Analisar as relações que têm sido estabelecidas entre Sociedade Civil organizada e Governos, na esfera da Educação do Campo.
  • Disponibilizar teses e dissertações da área, impressas, para consulta.
  • Ampliar a discussão da Educação do Campo no contexto da instituição particular de ensino, com orientação de trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
  • Organizar cursos de atualização e de especialização direcionados aos professores que trabalham em escolas localizadas no campo.
  • Fortalecer as reflexões sobre práticas pedagógicas no contexto educacional e interdisciplinar.
  • Promover espaços de socialização e debate (eventos) dessa produção entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores da educação básica que atuam nas escolas localizadas no campo.

Pesquisadores do Núcleo

Maria Antônia de Souza – Mestre e Doutora em Educação/UNICAMP. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa.

Maria Arlete Rosa – Doutora em Educação/PUC/SP. Docente/ UTP.

Maria de Fátima Pereira Rodrigues – Doutora em Educação/ UNICAMP. Docente/ UTP.

Maria Cristina Borges da Silva – Doutora em Educação/UFPR. Docente/ UTP.

Anita Helena Schlesener – Doutora em Educação/UFPR. Docente/ UTP.

Regina Bonat Pianovski – Doutoranda em Educação/ UTP. Docente/UTP.

Donizete Aparecido Fernandes – Doutorando em Educação/ UTP.

Rosana Aparecida da Cruz – Doutoranda em Educação/ UTP.

Fabiana Aparecida Franco Rodrigues – Mestranda em Educação/ UTP.

Camila Casteliano Pereira – Mestranda em Educação/ UTP.

 

Pesquisadores Doutorandos e Mestrandos

Regina Bonat Pianovski – Doutoranda em Educação/ UTP. Docente/UTP.

Donizete Aparecido Fernandes – Doutorando em Educação/ UTP.

Valdirene Manduca de Moraes – Doutoranda em Educação/UTP.

Rosana Aparecida da Cruz – Doutoranda em Educação/ UTP.

Gerson Luiz Buczenko – Doutorando em Educação/UTP.

Rosângela Cristina Rosinski Lima – Doutoranda em Educação/ UTP.

Solange Fernandes Barrozo Debortoli – Doutoranda em Educação/ UTP.

Priscila Soares Vidal Festa – Doutoranda em Educação/ UTP.

Fabiana Aparecida Franco Rodrigues – Mestranda em Educação/ UTP.

Camila Casteliano Pereira – Mestranda em Educação/ UTP.

 

Pesquisadores colaboradores

Vanusa Emília Borges – Mestre em Educação/ UTP.

Kátia Aparecida Seganfredo Cericato. Doutora em Educação/UTP. Docente/ UFFS.

Maria Iolanda Fontana – Doutora em Educação/UTP. Docente/ UTP.

Geyso Dongley Germinari – Doutor em Educação/ UFPR. Docente/ UNICENTRO.

Sandra Aparecida Machado Polon – Doutora em Educação/ UTP. Docente/UNICENTRO

Rita das Dores Machado – Mestre em Educação/ UTP.

 

Pesquisadores até 2012

Carmem Silvia Machado – Mestre em Educação/UTP. UEG/GO.

Fernando Henrique Tisque dos Santos – Mestre em Educação/USP.

Josiane Bernart da Silva Ferla. Mestre em Educação/ UTP. FAE-PR.

Larissa Suzane Biscaia – Mestre em Ciências Sociais Aplicadas/UEPG.

Marciane Maria Mendes – Doutoranda em Educação/UFPR.

Mariangela Hoog Cunha – Mestre em Educação/UTP.

Maria Angélica Cardoso – Doutoranda em Educação/ UNICAMP

Roseli Vaz Carvalho – Mestre em Educação/UTP.

Edimara Alves Fagundes. Mestre em Educação/ UTP.

Jaqueline Kugler Tibucheski. Doutoranda em Educação/UTP.

Poliana Priscila Matos Pardal. Mestre em Educação/UTP.

Rozane de Fátima Zaionz da Rocha. Mestre em Educação/ UTP.

Sávio José Di Giorgi Ferreira de Souza – Mestre em Educação/ UTP.

 

Pesquisadores até 2014

Eliane de Souza Silva – Mestre em Educação/UTP.

Patricia Correia de Paula Marcoccia – Doutoranda em Educação/UTP. Docente/ UEPG.

 

Pesquisadores até 2015

Sandra Aparecida Machado Polon – Doutora em Educação/ UTP. Docente/UNICENTRO

Noeli Pinto Steklain – Mestre em Educação/ UTP.

Rita das Dores Machado – Mestre em Educação/ UTP.

Francisco de Assis Teles – Mestre em Educação/ UTP.

Valéria dos Santos Cordeiro – Mestre em Educação/ UTP.

Projetos de Pesquisa em Andamento

  • A Política de Fechamento de Escolas Localizadas no Campo na Região Metropolitana de Curitiba . 2015 – 2017. Dissertação de Mestrado. Camila Casteliano Pereira. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
  • O processo de aprendizagem em escola multisseriada: estudo de caso. 2015 – 2017. Dissertação de Mestrado. Fabiana Aparecida Franco. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
  • Ensino e aprendizagem nas escolas multisseriadas. 2013 – 2016. Tese de Doutorado. Regina Bonat Pianovski. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
  • O processo colaborativo na construção do projeto político pedagógico no contexto da educação do campo. 2015 – 2018. Tese de Doutorado. Rosana Aparecida da Cruz. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
  • Licenciatura em Educação do Campo. 2015 – 2018. Tese de Doutorado. Valdirene Manduca de Moraes. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
  • Uma Análise da Proposta Pedagógica das Escolas Itinerantes do MST no Estado do Paraná sob a Perspectiva do Ciclo de Formação Humana. 2015 – 2018. Tese de Doutorado. Marlene Aparecida Comin de Araújo. Orientação: Dra. Maria Arlete Rosa.
  • Educação Ambiental nas séries iniciais das escolas localizadas no campo nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. 2014 – 2017. Tese de Doutorado. Gerson Luiz Buczenko. Orientação: Dra. Maria Arlete Rosa.
  • Materiais didático-pedagógicos das escolas no/do campo. 2016 – 2018. Tese de doutorado. Rosângela Cristina Rosinski Lima. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
  • Escola pública necessária ao Campo: a Escola Itinerante. 2016 – 2018. Tese de doutorado. Solange Fernandes Barrozo Debortoli. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.
  • Política de inclusão educacional e a Educação do Campo. 2016 – 2018. Tese de doutorado. Priscila Soares Vidal Festa. Orientação: Dra. Maria Antônia de Souza.

Pesquisas de Mestrado Concluídas no Núcleo

MACHADO, Rita das Dores. A cultura como matriz pedagógicas nas escolas do campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2016.

MARIA, Francisco de Assis Teles. A prática pedagógica com o uso de livros didáticos em escolas localizadas no campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.

STEKLAIN, Noeli Pinto. Formação continuada na modalidade EAD: Contribuições dos cursos de pós-graduação Lato Sensu à prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.

CALISTO, Simeri de Fátima Ribas. Política de Formação Continuada para professores das Escolas do Campo de Araucária: elementos orientadores. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.

CRUZ, Rosana Aparecida. Reestruturação do projeto político-pedagógico das escolas municipais localizadas no campo no município de Tijucas do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

KUSMAN, Regiane Aparecida. Educação ambiental na prática educativa dos professores nas escolas localizadas no campo da rede municipal de ensino de Contenda Pr. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

BACK, Gilmara Cristine. Saberes docentes e práticas de ensino da História nas escolas localizadas no campo no município de Piraquara. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

SILVA, Eliane de Souza. Práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento: Estudo em uma escola do campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

PARDAL, Poliana Priscila Matos. O IDEB das escolas localizadas no campo no estado do Paraná: dos números à realidade local. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.

PIANOSKI, Regina Bonat. O jogo como atividade propiciadora de processos de mediação da aprendizagem entre alunos de escola rural com classes multisseriadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.

TIBUCHESKI, Jaqueline Kugler. Educação rural no município de Araucária/PR: de escolas isoladas a escolas consolidadas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.

MORAES, Valdirene Manduca. A organização dos espaços e tempos educativos no trabalho pedagógico dos egressos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.

MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula. Escolas públicas do campo: indagação sobre a educação especial na perspectiva da inclusão educacional. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2011.

PINTO, Daniel José Gonçalves. Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas do Campo: estudo dos Anos Inicias no Município de Araucária. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2010.

CUNHA, Mariangela Hoog. Um Sítio no Mar: Estudo da educação escolar na Vila de Ilha Rasa/PR. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2010.

LARA, Marilis. Ensino Técnico Agrícola: como alunos e professores caracterizam a relação teoria-prática? Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

MACHADO, CARMEM SILVA. Educação do Campo: a corporeidade na prática do professor. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

IURCZAKI, Adelmo. Escola Itinerante: Uma experiência de educação do campo no MST. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

CORDEIRO, Valéria dos Santos. Representações sociais sobre o campo/rural na transição escola rural e urbana em Bocaiúva do Sul/PR. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2016.

BORGES, Vanusa Emilia. A representação social de moradores do entorno das escolas rurais paralisadas / extintas no município de Almirante Tamandaré – PR. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2016.

Pesquisas de Doutorado Concluídas no Núcleo

SEGANFREDO, Katia Aparecida. Comitê Estadual da Educação do campo: a materialização da luta política no âmbito da educação do campo no Paraná. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

FONTANA, Maria Iolanda. Políticas de pesquisa para a formação e trabalho de professores da educação básica. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

POLON, Sandra Aparecida Machado. A regulação e emancipação em escolas públicas localizadas no campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

FARIA, Adriano Antônio. Formação continuada de professores das escolas rurais: curso de especialização a distância e contrapontos com a educação do campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.

Pesquisas de Graduação Concluídas no Núcleo

LOPES, Liliane Moreira. A prática do professor da escola rural. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2005.

COPOBIANCO, Melody Rotta. Educação do campo: demandas dos movimentos sociais e ações governamentais no Paraná. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2007.

PEREIRA, Marcia Cruz. Aspectos da escola pública rural no município de Campo Largo/PR. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

VAZ, Gessiana Kunzle Tristão. Escola do Campo, trabalho pedagógico e relação com a comunidade. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

OLIVEIRA, Raimunda Santos Moreira. A leitura como recurso propiciador de situações de letramento em classes multisseriadas numa escola do campo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.

MACHADO, Rita das Dores. As escolas rurais consolidadas no município de Tijucas do Sul. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.

BORGES, Vanusa Emília. Educação do Campo: um olhar socioambiental e socioespacial sobre a educação nas escolas do campo no município de Almirante Tamandaré. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2013.

ALMEIDA, Marivani Bueno. A contribuição da formação continuada dos professores que trabalham em escolas do campo para a prática educativa. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2013.

ROCHA, Luciane Pereira. O papel do coordenador pedagógico na construção da identidade da escola do campo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

PEREIRA, Camila Casteliano. A função social do currículo oculto do campo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2014.

FREITAS, Thaynara Scheliting Freitas. Educação do Campo em Almirante Tamandaré. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Tuiuti do Paraná, 2015.

Artigos

CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL VOL.11 Nº ESPECIAL

A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DE ESCOLA RURAL COM CLASSES MULTISSERIADAS

POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

RELAÇÃO ENTRE O IDEB E A CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DO CAMPO

IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL: OUTROS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA DO CAMPO

AS DIRETRIZES MUNICIPAIS E A PERSPECTIVA DA ESCOLA DO CAMPO.

PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS CLASSES MULTISSERIADAS

UM NOVO OLHAR SOBRE A IDENTIDADE DOS SUJEITOS E OS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MAGRO, NO ESTADO DO PARANÁ.

A REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA NO ESTADO DO PARANÁ

FATORES QUE INTERFEREM NO IDEB DAS ESCOLAS DO CAMPO: ESTUDO DAS ESCOLAS COM MENOR IDEB NO ESTADO DO PARANÁ

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE PEDAGOGIA E NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA VISÃO DO ALUNO

A IDENTIDADE E CULTURA DOS SUJEITOS DO CAMPO NO CURRÍCULO ESCOLAR

A TRAJETÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE DOCENTES NO BRASIL

REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ARTICULANDO A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE QUITANDINHA PR.

A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL: OUTROS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA DO CAMPO.

A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL E O RE (PENSAR) DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA COLETIVIDADE

ONDE ESTÁ O PROBLEMA EM SER UM SUJEITO DO CAMPO?

AS ESCOLAS RURAIS NUCLEARIZADAS NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: TEORIA E ATITUDE INVESTIGATIVA EM DISCUSSÃO

A IDENTIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL E O RE (PENSAR) DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA COLETIVIDADE

ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ: DIRETRIZES CURRICULARES E PRÁTICAS ESCOLARES

EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NA MEDIAÇÃO DO CURRÍCULO NO CONTEXTO CAMPESINO

EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS: DIÁLOGO E PERSPECTIVAS COM AS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ: DIRETRIZES CURRICULARES E PRÁTICAS ESCOLARES

EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DE PESQUISA.

ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO.

SUJEITOS, COMUNIDADES RURALES Y CULTURAS ESCOLARES EN AMERICA LATINA LA EDUCACION DEL CAMPO Y LA EXPERIÊNCIA COLECTIVA DE LOS MOVIMIENTOS SOCIALES: INDAGANDO SOBRE LA EDUCACION RURAL EN BRASIL. IN: LUCÍA LIONETTI; ALICIA CIVERA; FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE. (ORG.). 1ED. ROSARIO: PROHISTORIA EDICIONES, 2013, V. 1, P. 163-178. DIREITO À EDUCAÇÃO E A REALIDADE DAS CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO BRASILEIRO – IN: JARDIM, J. (ORG.). DIREITO, EDUCAÇÃO, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE: DIÁLOGOS.

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA NO ESTADO DO PARANÁ.

FATORES QUE INTERFEREM NO IDEB DAS ESCOLAS DO CAMPO: ESTUDO DAS ESCOLAS COM MENOR IDEB NO ESTADO DO PARANÁ.

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CURSO DE PEDAGOGIA E NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA VISÃO DO ALUNO.

A IDENTIDADE E CULTURA DOS SUJEITOS DO CAMPO NO CURRÍCULO ESCOLAR

A PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO.

O MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS TENSÕES NA LUTA POR UM DIREITO SOCIAL E OS SINAIS DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

A (IN) VISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO.

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO.

EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

EDUCAÇÃO DO CAMPO E ASPECTOS CULTURAIS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DA ILHA RASA NO NORTE DO LITORAL PARANAENSE.

UM “SÍTIO” NO MAR: ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VILA DE ILHA RASA/PR.

A CULTURA E A EDUCAÇÃO ENTRE POVOS ILHÉUS: A DUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

ESCOLA DO CAMPO, TRABALHO PEDAGÓGICO E RELAÇÃO COM A COMUNIDADE.

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PARTICIPAÇÃO E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS.

EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPRESSIVIDADE CORPORAL NA PRÁTICA EDUCATIVA

EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICA EDUCATIVA: A EXPRESSIVIDADE CORPORAL COMUNICANDO A REALIDADE.

 

 

Organização de Periódico

Caderno de Pesquisa Pensamento Educacional, volume 4, número 8. Temática Especial: Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.

ARENHARDT, L. D. ; SOUZA, M. A. ; FRANCHI, T. S. . O jovem rural e seu olhar sobre o futuro: a busca por melhor condição de vida nos centros urbanos. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 1, p. 1-12, 2014.

SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. . Formação de professores no contexto da educação do campo: problematizando práticas de pesquisa. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), v. 46, p. 13-27, 2013.

SOUZA, M. A. ; MARCOCCIA, P. C. de P. ; PIANOVSKI, R. B. . Escolas públicas do campo: políticas necessárias à superação da desigualdade e exclusão. Educere et Educare (Impresso), v. 8, p. 31-43, 2013.

SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. ; MARCOCCIA, P. C. de P. . Escolas públicas localizadas no campo no estado do Paraná: diretrizes curriculares e práticas escolares. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 15, p. 91-114, 2012.

 

 

Livros

SOUZA, Maria Antônia de. Escola pública, educação do campo e projeto político-pedagógico ,2018

 

LIVRO COLETIVO: ESCOLAS PÚBLICAS NO/DO CAMPO: LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo: Propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.

 

SOUZA, Maria Antônia de. Educação e cooperação nos assentamentos do MST. Ponta Grossa: UEPG, 2006.

 

SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: IBPEX, 2007. (2ª edição, 2010)

 

SOUZA, Maria Antônia de; COSTA, Lúcia Cortes da. Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: UEPG, 2006. (2ª edição, 2010).

 

SOUZA, Maria Antônia de. 331p. Educação e movimentos sociais do campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2007. Curitiba: UFPR, 2010.

 

SOUZA, Maria Antônia de (org.). Práticas Educativas do/no Campo. 333p. Ponta Grossa: UEPG, 2010/2011. (Financiamento da Fundação Araucária/PR).

 

SOUZA, M. A. (Org.) ; COSTA, L. C. (Org.) . Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. 2. ed. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2010. v. 1. 242p.

 

 

Capítulos em Livros

SOUZA, Maria Antônia. Educação do Campo no Brasil: direito, igualdade e legalidade em questão. In: ENS, Romilda Teodora; BONETI, Lindomar Wessler. Educação e Justiça Social. 1 ed. Ijuí: Unijui, 2015, p. 315-331.

 

MARCOCCIA, P. C. de P. ; POLON, S. A. M. ; SOUZA, M. A. O direito à educação e a realidade das crianças e jovens com deficiência nas escolas do campo brasileiro. In: Jean Jardim. (Org.). Direito, educação, ética e sustentabilidade: diálogos entre os vários ramos do conhecimento no contexto da América Latina e do Caribe. 1ed. Goiânia: Instituto Tueri, 2013, v. 3, p. 25-40

 

SOUZA, M. A. La educacion del campo y la experiencia colectiva de los movimientos sociales: indagando sobre la educacion rural en Brasil. In: Lucía Lionetti; Alicia Civera; Flávia Obino Corrêa Werle. (Org.). Sujetos, comunidades rurales y culturas escolares en America Latina. 1ed.Rosario: prohistoria Ediciones, 2013, v. 1, p. 163-178.

 

SOUZA, M. A. Dinâmica societária, movimentos sociais e educação. In: Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin; Neusi Aparecida Navas Berbel. (Org.). Pesquisas em educação: inquietações e desafios. 1ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012, v. 1, p. 413-432.

 

SOUZA, M. A. ; RABELLO FILHO, F. P. Direito e educação: sociedade e judiciário frente aos cursos superiores para beneficiários da reforma agrária no Brasil. In: JARDIM, J. (Org.). Direito, Educação, Ética e Sustentabilidade: Diálogos entre os vários ramos do conhecimento no contexto da América Latina e do Caribe. 1ed. Goiânia: Asa Editora Gráfica Kelps, 2012, v. 01, p. 59-72.

 

SOUZA, M. A. Escolas do Campo no estado do Paraná: IDEB, práticas pedagógicas e formação de professores. In: ALMEIDA, M. I. de; MARIN, A. J.; PIMENTA; S. G.; PEDROSO, C. C. A.; CIAMPI, H.. (Org.). Políticas Educacionais e Impactos na Escola e na Sala de Aula. 1ed. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012, v. 1, p. 3118-3128.

 

SOUZA, M. A. Educação, Escola e Povos do Campo: Práticas Educacionais em Questão. In: Leôncio Soares et al.. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 441-459.

 

SOUZA, Maria Antônia de. A produção do conhecimento em educação do campo: dos movimentos sociais à universidade.. In: Claudemiro Godoy do Nascimento. (Org.). Versos e reversos da educação: das políticas às pedagogias alternativas.. 1 ed. Goiânia: Editora PUC-GO, 2010, v. 1, p. 1-20.

 

SOUZA, Maria Antônia de. Estratégias na luta contra a pobreza e a exclusão social. In: Casimiro Balsa; Lindomar Wessler Boneti; Marc-Henry Soulet. (Org.). Políticas Públicas e Responsabilidade Civil: uma problemática transnacional. 1 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009, v. 1, p. 241-262.

 

SOUZA, Maria Antônia de; ROTTA, Melody. Movimentos sociais e governos na definição de políticas da educação do campo. In: Lúcia Cortes da Costa. (Org.). Estado e democracia: pluralidade de questões. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008, p. 219-246.

 

SOUZA, Maria Antônia de. Relações MST e Estado: encontros e desencontros na educação de jovens e adultos dos assentamentos rurais. In: Evelina Dagnino. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 187-228

 

 

Livros Indicados

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

 

AUED, Bernadete Wrublevski; VENDRAMINI, Célia Regina (orgs.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Editora Insular, 2009.

 

MIRANDA, Sônia Guariza; SCHWENDLER, Sônia Fátima. Educação do campo em movimento: teoria e prática cotidiana: volume I. Curitiba: Ed UFPR, 2010.

 

MIRANDA, Sônia Guariza; GHEDINI, Cecília Maria;JANATA, Natacha Eugênia (Org.). Educação do campo em movimento: teoria e prática cotidiana. Curitiba: UFPR, 2010. v. II. p. 213-231

 

RABELO, Amaro Korb; CAMPOS, João Carlos de; ZAGER, Odair José; MARIANI, Salete de Fátima Pires; VON ONÇAY, Solange Todero (orgs.). Vivência e práticas pedagógicas: sistematizando a Turma Antonio Gramsci. Pedagogia da Terra 2004-2008. Cascavel: Unioeste, 2008.

 

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (orgs.). Licenciaturas em educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

 

MOLINA, Mônica Castagna; ESMERALDO, Gema Galgani; NEUMANN, Pedro Selvino; BERGAMASCO, Sônia Maria Pessoa. (orgs). Educação do campo e formação profissional: a experiência do Programa Residência Agrária. Brasília: MDA, 2009.

 

MACHADO, Carmen Lucia Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares; PALUDO, Conceição. Teoria e prática da educação do campo. MDA: Brasília, 2008.

 

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

 

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

 

MUNARIM, Antonio et al. (Org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010.

 

MUNARIM, Antonio et al. (Org.). Educação do Campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis: Insular, 2011.

 

CALDART, Roseli Salete. (Org.) Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

Realidade das escolas do campo na região sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores.

Período 2011 – 2014.
O projeto foi elaborado para atender aos requisitos do Edital 038/2010 Capes – Observatório da Educação – modalidade em rede. Foi implementado nos três estados da Região Sul do Brasil, durante quatro anos (2011 a 2014). A pesquisa desenvolveu-se conjuntamente pelas instituições UFSC (proponente); UFPel/RS e UTP/PR. Em cada núcleo institucional a equipe foi constituída por um coordenador, um estudante de doutorado, três estudantes de mestrado, seis estudantes da graduação e seis professores das escolas de educação básica que participaram diretamente do projeto. Importante ressaltar que o grupo da Universidade Tuiuti do Paraná constituiu-se também com vários colaboradores, sendo esses professores da própria Universidade, estudantes de mestrado e professores das escolas de educação básica. A intencionalidade foi sistematizar informações sobre a realidade das escolas localizadas no campo, mediante análise da matrícula escolar, desempenho escolar, perfil do professor, desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. E, construir uma experiência coletiva de intervenção pedagógica no campo do letramento entre professores.

 

Para saber mais sob re este projeto clique aqui.

 

 

Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba: diagnóstico, diretrizes curriculares e reestruturação dos projetos político-pedagógicos.

Início em 2013 previsão de término em 2017.
O objetivo deste projeto é realizar um diagnóstico da educação do campo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 26 municípios, sendo 24 deles marcados por ruralidades. A equipe de pesquisadores é constituída por um coordenador, um estudante de doutorado, três estudantes de mestrado, seis estudantes da graduação e sete professores das escolas de educação básica que participam diretamente do projeto. O diagnóstico será baseado nos dados do INEP (SAEB, Censo Escolar e Prova Brasil), e num levantamento a ser feito nas 252 escolas localizadas nos 24 municípios da RMC, sobre oferta, matrícula, aprovação, reprovação e IDEB. Será realizada análise das diretrizes curriculares municipais e dos Planos Municipais de educação auxiliarão na identificação do lugar ocupado pelas instituições escolares do campo na política educacional local. A Educação Básica – Infantil e Fundamental – será o foco da pesquisa. A intenção é desenvolver a problematização dos projetos político-pedagógicos (PPPs) com vistas à valorização das relações de trabalho na terra, cultura e identidade sociocultural. Temos produções que demonstram que no estado do Paraná a ideologia da educação rural está bastante presente nas instituições escolares e que há necessidade de avançar as experiências e políticas da concepção de educação do campo, como cunhada pelos movimentos sociais, incluindo os debates da educação indígena e quilombola. Os 24 municípios presentes neste projeto possuem escolas em assentamentos, em áreas de comunidades quilombolas, faxinais e indígenas. A pesquisa permitirá sistematizar informações sobre a realidade escolar dos municípios da RMC, para encaminhar um trabalho do tipo investigação-ação, construída com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola, visando a problematização e reestruturação dos projetos político-pedagógicos. Em síntese, a questão central da pesquisa é: Quais relações podem existir entre o PPP e o contexto cultural, econômico, político e social dos povos do campo da RMC? Parte-se do pressuposto que a realidade escolar pode ser modificada a partir do trabalho coletivo, envolvendo comunidade e profissionais da educação, tendo o PPP como fortalecedor da identidade da escola do campo.
Para saber mais sobre este projeto clique aqui.

Coordenadora: Maria Antônia de Souza
maria.antonia@pq.cnpq.br
masouza@uol.com.br