TESES DEFENDIDAS 2018 Modos de ser do trabalho para o movimento social e as políticas públicas de educação do campo André Luiz Batista da Silva Pedro Leão da Costa Neto Escola de dança do Teatro Guaíra: do curso de danças clássicas à criação do curso superior de dança – 1956-1984 Alessandra Torres Bittencourt Ariclê Vechia Profissionais da educação tecnológica: desafios da formação politécnica Luiz Carlos Eckstein Naura Syria Carapeto Ferreira Educação e contradição: disputas político-pedagógicas em torno da escola pública do campo Rosana Aparecida da Cruz Maria Antônia de Souza A educação profissional no Brasil e os limites e possibilidades da educação integral no ensino médio integrado no IFPR Samuel Carlos Wiedemann Pedro Leão da Costa Neto A produção da licenciatura em educação do campo no Brasil: as múltiplas determinações na disputa por projetos societários Valdirene Manduca de Moraes Maria Antônia de Souza Educação e política em escritos de Rosa Luxemburgo e Antonio Gramsci Darlan Faccin Weide Anita Helena Schlesener A águia do norte definiu o vôo do condor: política e Ideologia na formação escolar profissionalizante nas décadas de 1930 a 1980 Adnilson José da Silva Anita Helena Schlesener A educação profissional e tecnológica no contexto da expansão dos institutos de educação, ciência e tecnologia (lei 11.892/08) Cleverson Molinari Mello Fausto dos Santos Amaral Filho Limites e possibilidades da educação bilíngue para surdos no contexto das políticas de inclusão (1990- 2017): implicações à formação de professores Silvana Elisa de Morais Schubert Maria de Fátima Rodrigues Pereira A exigibilidade do direito à educação no Brasil Mário Márcio Negrão Pedro Leão da Costa Neto Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental Gerson Luiz Buczenko Maria Arlete Rosa O colégio Bom Jesus: de escola étnica a escola franciscana (1896-1971) Luís Fernando Lopes Ariclê Vechia POLÍTICAS PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ (2004-2015): INTENSIFICAÇÃO, BUROCRACIA E POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO CRISTHYANE RAMOS HADDAD MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICO-SINDICAL E EDUCACIONAL DA APP-SINDICATO (2007-2014) E A RENOVAÇÃO DE QUADRO DE DIRIGENTES DONIZETE APARECIDO FERNANDES ANITA HELENA SCHLESENER CONHECIMENTO DOS DOCENTES EM SALAS DE AULA COM ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ-PR DANIELLY BERNECK CÔAS PEDRO LEÃO DA COSTA NETO INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BIOÉTICA NO BRASIL: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR RITA DE CASSIA FALLEIRO SALGADO MARIA ARLETE ROSA A CULTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR PEDAGOGO E O EXERCÍCIO DO TRABALHO DOCENTE ROBERTA RAVAGLIO GAGNO NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA O TRABALHO INFANTIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SUA ERRADICAÇÃO NO BRASIL: O PENSAR SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO SARITA APARECIDA DE OLIVEIRA FORTUNATO NAURA SYRIA CARAPETO FERREIRA O CONCEITO DE TECNOLOGIA EM ÁLVARO VIEIRA PINTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM DOS INSTITUTOS FEDERAIS VICENTE ESTEVÃM SANDESKI ANITA HELENA SCHLESENER