TESES DEFENDIDAS 2014 Gestão educacional e formação do pedagogo em cursos de pedagogia de IES do Paraná Clarice Schneider Linhares Relação pedagógica como um jogar Clovis da Silva Brito Comitê estadual da educação do campo: a materialização da luta política no âmbito da educação do campo no Paraná Kátia Aparecida Seganfredo Cericato Educação, arte e política: O racional e o sensível. Reflexões a partir de Walter Benjamin Lorena Barolo Fernandes Adolescência em conflito com a lei: Socioeducação no Paraná Márcia Regina Mocelin Políticas públicas para pesquisa na formação e no trabalho dos profissionais da educação básica: Contradições e materialidade Maria Iolanda Fontana O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná Nelsi Antonia Pabis O Colégio Santos Anjos da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (1917-1970): Uma referência da educação feminina no planalto norte catarinense Roseli Bilobran Klein O HABITUS CAJURUENSE: CULTURA ESCOLAR DO CURSO NORMAL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES Heloisa Helena Daldin Pereira A REGULAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO Sandra Aparecida Machado Polon Concepção de homem omnilateral: uma proposta metodológica para além da abordagem crítico superadora na educação física Sandra Aparecida Machado Polon Plano nacional de educação – PNE 2014/2024: evidências da conciliação política Carmen Luiza da Silva